Coluna Impacto Ed. 1217

VOTO REGIONAL
O vereador Dayan Serique, em contato com a Coluna, frisou a importância da conscientização da população ao voto regional. Dayan ressaltou que vereadores da Casa Legislativa estão dando seus nomes em prol da luta pelos anseios da região Oeste do Pará, que é um meio de fortalecer nossa liderança política. O Vereador lembrou da luta da região Oeste do Pará pela criação do Estado do Tapajós, assim como evidenciou que candidatos do “Parazinho” comandaram movimentos contra essa luta genuína de anseio da nossa população e hoje contam, infelizmente, com pessoas daqui da nossa região trabalhando pela candidatura deles. É certo que vivemos em uma democracia e que temos o direito de escolher nossos representantes, no entanto, Dayan salientou que é uma incoerência ao nosso desenvolvimento, ao crescimento da nossa região, votar e / ou apoiar candidatos de Belém.
VOTO REGIONAL 2
O Vereador relembrou que vivemos há mais de 12 anos reféns do abandono do Governo do Estado tanto a Santarém como a toda a região Oeste do Estado. Há décadas escolas de ensino médio não são feitas; a Escola Técnica, iniciada há mais de dez anos, foi inaugurada sob muita pressão. Escolas têm reformas e construção de quadras que são iniciadas e não terminam. É chegada a hora de termos uma bancada com representantes locais tanto na ALEPA, como na Câmara dos Deputados e no Senado. Temos nomes fortes e de compromisso da região, que conhecem as necessidades locais, podem levantar a bandeira da nossa luta pelo Estado do Tapajós. Vamos ser conscientes e fortalecer o grito pelo desenvolvimento de Santarém e da Região.

BEBIDAS NAS ELEIÇÕES
Portaria da Polícia Civil que proíbe a venda e fornecimento de bebidas alcoólicas durante as eleições 2018, nos dias 7 e 28 de outubro [caso haja segundo turno] foi publicada na segunda-feira (24). O horário determinado pela PC é de meia noite de sábado (06 de outubro) até às 18h de domingo (07 de outubro), mas ainda há a possibilidade da Justiça Eleitoral estender o horário em Santarém e nos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. O juiz Gabriel Veloso disse que ainda não foi decidido se a Justiça Eleitoral vai alterar esse horário, estender ou não.
BEBIDAS NAS ELEIÇÕES 2
Haverá uma reunião, provavelmente no começo da semana que vem, para decidir se a Justiça Eleitoral vai adotar o mesmo horário da Polícia Civil ou se vai estender para mais um pouco. A reunião será entre ele e mais dois juízes eleitorais e se deve às diferenças na apuração da região oeste do Pará, em razão da demora na transmissão de dados das comunidades mais distantes. A proibição objetiva manter a tranquilidade nos dias da votação e garantir uma eleição segura, a fim de evitar confusões, já que há uma grande movimentação de pessoas neste período e o consumo de bebidas gera transtornos e compromete a ordem dos trabalhos eleitorais.

POLUIÇÃO SONORA
Observando o elevado índice de denúncias quanto à poluição sonora, foi realizada na quarta-feira (26) uma reunião entre os órgãos de segurança. O encontro foi convocado pelo diretor do Fórum de Santarém, Cosme Ferreira Neto. Segundo o Código Ambiental Municipal nº 17.894/2004, normas da ABNT nº 10.151 e a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 01/90, quem extrapolar os limites do volume de sons que na zona urbana variam entre 55 a 70 decibéis, estará sujeito à pena de multa que chega até R$ 245.000,00 e ainda tem o equipamento sonoro apreendido sem chances de ser devolvido.

JUSTIÇA
Os trabalhadores que forem convocados para atuar nas seções eleitorais durante o pleito têm direito a dois dias de folga por cada dia à disposição da Justiça Eleitoral. Assim, se uma pessoa participa de um dia de treinamento e comparece no dia de votação em um turno, ela pode tirar quatro dias de descanso, sem prejuízo do salário. Se houver segundo turno, e o cidadão tiver de comparecer à Justiça Eleitoral por mais dois dias, por exemplo, ele tem direito a oito dias de folga.

PESSOA IDOSA
Prefeito Nélio Aguiar sancionou a Lei Municipal Nº. 20.481, de 17 de setembro de 2018, que cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Santarém (FMPI). O dispositivo legal já foi publicado no site da Prefeitura e no Diário Oficial dos Municípios (www.diariomunicipal.com.br/famep). Segundo a Lei, o FMPI será um instrumento de natureza contábil que captará, repassará e aplicará recursos destinados a proporcionar o suporte financeiro para implementação de planos, programas, projetos e ações voltadas à pessoa idosa no âmbito do município de Santarém. O Fundo será gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). A aplicação dos recursos será deliberada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), instituição vinculada à Semtras.

CENTRO DE VIGILÂNCIA
Construído com recursos próprios da Associação Comercial e Empresarial de Santarém e Câmara de Dirigentes Lojistas, o Centro de Vigilância e Monitoramento do Centro Comercial foi entregue, na quinta-feira (27), ao 3º Batalhão de Polícia Militar, durante programação comemorativa de 200 anos da Polícia Militar do Pará. O Centro foi construído na Praça da Bandeira com a estratégia de facilitar a atuação dos militares em caso de ocorrências, além de garantir uma segurança mais aproximada dos frequentadores da área comercial. A partir da inauguração, a Aces fará a captação de recursos para a compra dos equipamentos de monitoramento eletrônico.


IMPACTANDO

Sushis, yakisobas, temakis e outras iguarias da culinária japonesa estarão à venda no cardápio da Feira Gastronômica da II Semana do Japão, que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nesta sexta, 28, a partir das 19h, no ginásio do Colégio Santa Clara. * A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) promove no período de 1 a 3 de outubro de 2018 o Fórum Interno de Graduação 2018, com o tema “Ensino de Graduação: Desafios e Perspectivas em uma Universidade Multicampi”. As atividades iniciam-se dia 1 de outubro, às 15h, no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon. * O 14º Festival da Galinha Caipira será realizado neste fim de semana, nos dias 29 e 30 de setembro, na Comunidade Estrada Nova, localizada na região da Curuá-Una. A ideia do Festival é incentivar e valorizar as famílias a investirem na criação de galinhas caipiras, um dos pratos mais tradicionais da região. A estimativa dos organizadores é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de programação. * O prazo para quem precisava pedir a 2ª via do título de eleitor encerrou na quinta-feira (27), segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral. O primeiro turno para Presidente, Senador, Governador e deputados Federal e Estadual será no dia 7 de outubro. * As inscrições para a quarta edição da Corrida e a segunda edição da Caminhada de São Francisco encerram nesta sexta-feira (28). O evento acontece neste sábado (29), com saída às 8h da manhã, da frente da Igreja de São Francisco de Assis, percorrendo várias ruas de Santarém. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *