Nélio: “Parceria da Prefeitura com Sicredi beneficiará servidor municipal”

Santarém receberá mais duas novas agências. Uma na rodovia Fernando Guilhon e outra na Avenida Anysio Chaves.

Nélio Aguiar tratou de novos investimentos com diretor do Sicredi

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar reuniu no último final de semana com a diretoria do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) para tratar sobre novos investimentos da empresa no Município. Segundo os diretores, em breve, Santarém receberá mais duas novas agências, que serão instaladas na rodovia Fernando Guilhon e outra na Avenida Anysio Chaves, próximo à Prefeitura.

No encontro com o Prefeito, a Sicredi apresentou um projeto que propõe o trabalho conjunto de professores e pedagogos. “Eles trabalham com a linha de educação financeira, como administrar o seu dinheiro, com o programa de cidadania e cooperativismo que se dá através de metodologias de projetos. Essa metodologia visa trabalhar com formação de professores, pais e alunos, envolve da educação infantil ao 9º ano. No nosso caso, o interesse é trabalhar com a educação infantil”, destacou a secretária municipal de Educação, Mara Belo, que também participou da reunião.

Segundo a Secretária, o programa “União faz a vida para a educação Infantil” será analisado detalhadamente, e dependendo do que for percebido de vantagens e benefícios o Município poderá fazer a adesão.

Além disso, o Município recebeu a proposta de oferecer empréstimos aos servidores. “A proposta é de taxas bem competitivas, taxas do mercado. Isso vai ser analisado pelo jurídico. Vamos ver se é possível, se for, será muito bom para o servidor porque a taxa de juros vai ser bem acessível”, explicou Nélio Aguiar.

SOBRE O SICREDI

É uma instituição financeira cooperativa, referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. Conta com 116 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com mais de 1.611 agências. Sua estrutura conta ainda com cinco Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas  controladas. Todas essas entidades, juntas, formam o Sicredi e adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.

PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO

Está em fase de implantação o Programa Acessuas Trabalho, que visa promover a autonomia dos usuários da política de assistência social por meio da integração ao Mundo do Trabalho. Para abrangência do assunto, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizaram uma capacitação em Belém, na semana passada. Participaram da qualificação a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Celsa Brito; e a coordenadora do Acessuas Trabalho, Louise Aguiar.

“A capacitação objetivou disseminar as informações para os parâmetros mercadológicos visando a operacionalização do Programa. Santarém irá atender mil pessoas, usuárias dos serviços socioassistenciais – Cras, Creas, CCI, Centro Pop, Maria do Pará – em maior grau de vulnerabilidade social”, garantiu a Secretária.

Segundo a coordenadora do Acessuas Trabalho, Louise Aguiar, com o redesenho do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) serão realizadas oficinas para identificar à aptidão, a habilidade de cada um, a elaboração do currículo, como se comportar numa entrevista de emprego, e se for necessário de acordo com a demanda da maioria, serão disponibilizados cursos para suprir a necessidade de mercado e contemplar o interesse do usuário com apoio do Sistema “S” que é formado por organizações e instituições referentes ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas, como por exemplo, o Senai, Sesi, Senac, Senar, Sine e CIEE, etc. “A partir do processo de identificação da aptidão haverá uma equipe acompanhando os usuários seja na entrevista de emprego, no curso, e na inserção no Mundo do Trabalho”, ressaltou Louise Aguiar.

A equipe do Acessuas Trabalho é composta por uma coordenadora assistente social, um pedagogo e um técnico administrativo. Irá funcionar na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) localizada na Avenida Sérgio Henn, 838, bairro Aeroporto Velho. O Programa Acessuas Trabalho será realizado até o ano de 2021.

O QUE É ACESSUAS TRABALHO?

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego. As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional, a intermediação pública de mão-de-obra, o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária, o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho), articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *