Trabalhadores poderão solicitar o seguro-desemprego pela internet

A partir do dia 21 de novembro deste ano, trabalhadores poderão solicitar o seguro-desemprego pela internet, por meio de preenchimento de formulário. A iniciativa tem o objetivo de agilizar o processo e descentralizar tarefas, já que o usuário conta com a comodidade de realizar o cadastro dentro de casa. Mesmo com o novo mecanismo, o trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) pessoalmente, para validar os documentos. Atualmente, para encaminhar o seguro, é necessário agendar a ida a um posto de atendimento do sistema, preencher um formulário e entregar a documentação. O atendimento leva aproximadamente 15 minutos, e apenas depois disso começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício. Com a nova medida, a contagem começa após o cadastro.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Everson Costa, com a inovação, o processo deve ser mais rápido, já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral, que já terá sido feito pelo computador. “Mesmo que o usuário ainda precise ir a um local físico, pela internet ele pode escolher um posto de atendimento mais próximo à sua residência, isso já facilita. Além disso, esse passo é importante porque nos faz caminhar ainda mais para a digitalização de serviços”, explicou.

O secretário ainda destacou por que a inovação é essencial – de acordo com ele, só existem cinco unidades de atendimento do Sine no Estado do Pará. “Se você fizer uma análise geral, vai ser muito bom para a população. É insuficiente o número de agências que disponibilizam esse tipo de serviço. Oferecer o seguro-desemprego pela internet é um complemento, porque serão operados os dois modos, até que o online dê conta de toda a demanda”, pontuou. Costa garantiu que o Governo do Estado vai se adaptar muito bem à nova medida e vai intensificar a cobrança ao Ministério do Trabalho quanto ao aumento de recursos para investimento em novas unidades de atendimento ao público.

Como vai funcionar

Todo o processo de encaminhamento do seguro-desemprego será feito pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). A primeira coisa que o trabalhador deve fazer para ter acesso aos serviços é se cadastrar no site – ao clicar em “Cadastrar”, abrirá a tela do cidadão.br, ferramenta de autenticação do trabalhador no site. Será necessário informar dados pessoais, como nome, data e local de nascimento, nome da mãe, número de CPF e outro. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e, caso estejam corretas, o trabalhador deverá responder a um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral, das quais é necessário acertar quatro. Caso não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Em seguida, o usuário receberá uma senha provisória, que deverá ser trocada no primeiro acesso. Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”, em que vai ser necessário preencher um cadastro com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine. No final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do seguro e, depois, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet. Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Fonte: ORM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *