Espetáculo “Inquietamente Estamira” abre a 28ª Mostra de Teatro de Santarém

A primeira noite da 28ª Mostra de Teatro Amador de Santarém começou no sábado (3) com a estreia do espetáculo “Inquietamente Estamira” do grupo Teatral Cria Mundo. A Apresentação ocorreu na Casa da Cultura. Organizada pela Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (Atas), o evento cênico recebe o apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e demais parceiros.

No formato de monólogo, gênero pós-dramático e cumprindo o objetivo de expor perversidade, imbuída de críticas, que muitas vezes ficam implícitas ao olhar do público, cada cena, a plateia ficou atenta à performance do ator santareno, Rawi Sxi no papel de Estamira.

A estudante Helena Fernandes ficou maravilhada com o desempenho do ator no palco e do conjunto do espetáculo. “Magnífica apresentação, o drama tão real, o ator exibiu as linguagem oral e do corpo, sonorização, o cenário diferenciado no palco e não percebi erros em cena do ator. Parabéns pelo trabalho de toda a equipe e apoiadores nessa Mostra, o público santareno vivenciará momentos da arte teatral de qualidade”, destacou.

Foto: Ascom/PMSO monólogo do grupo teatral Cria Mundo tem autoria de Túlio Assunção baseado em textos adaptado do documentário Estamira, do poema “O bicho” de Manuel Bandeira e da música “Ainda aqui sonhando” de Leo Cavalcanti. É dirigido por Ítalo Costa, e tem Rawi Sxi no papel de Estamira e na assessoria teatral executiva Mourrambert Flexa.

Da equipe técnica do Grupo Cria Mundo, Thalya Vidal, destaca o sentimento do esforço exibido no palco. “É emocionante, nós ficamos muitos nervosos no início, no entanto gratificante, ao ver todo trabalho fluindo. O espetáculo é um monólogo. E mesmo que tenha uma só pessoa no palco falando, temos toda uma estrutura por trás. Esse trabalho foi idealizado pelo Grupo Cria Mundo, e temos o reforço de membros de outros grupos de teatro envolvidos para executar o trabalho. Cerca de 15 pessoas estão envolvidas. Foram 2 meses de trabalho, tudo foi pensado”, detalha.

Enquanto o ator do grupo Cria Mundo apresentava-se no palco, na área externa da Casa Cultura, mais ensaios de atores eram realizados, o verdadeiro compromisso com o público para encenar o melhor. “Essa Mostra reflete o amadurecimento dos grupos de teatro de Santarém. Na abertura, iniciamos com o grupo jovem, o Cria Mundo, o espetáculo, Inquietamente Estamira e temos o grupo Kauré, já com 20 anos de atividade. Este grupo apresentará o espetáculo, A farsa do Boi ou Desejo de Catirina, na próxima quinta-feira. Vamos trazer ao palco a lembrança das festas juninas de décadas passadas, as apresentações do Boi e dos cordões de pássaros. Faremos homenagens a essas apresentações e atores regionais, por meio do texto belíssimo do ator Adriano Barroso. Ele é ator da capital paraense, e esteve em Santarém ministrando oficinas. Mostraremos o quanto é rica a arte teatral em nosso estado” disse o coordenador do grupo Kauré, Alenilson Ribeiro.Foto: Ascom/PMSFoto: Ascom/PMS

Da coordenação da Mostra, Mourrambert Flexa informou que para a realização da Mostra, várias ações foram feitas desde o início de 2018. “Desde o inicio do ano a Atas vem trabalhando com várias atividades como oficina até chegar esse grande momento da Mostra de Teatro. No palco serão apresentados diferentes gêneros teatrais: comédia, drama e outros. O membros, diretores, atores e técnicos da Atas estão sempre em busca do conhecimento, inovando, busca de capacitações e intercâmbios. Tudo isso reflete cada edição, o fazer sempre o melhor no palco. O processo desde o planejamento a exibição do espetáculo no palco é árduo, há muito esforço envolvido, desde o planejamento do textual, das falas dos artistas, ensaios e mais ensaios, o alinhamento dos bastidores com a equipe técnica”, relatou.

A programação prossegue até o dia 11 de novembro. E neste domingo (04), no palco o espetáculo “Os Saltimbancos”, do Grupo de Teatro Último Minuto.Foto: Ascom/PMS

SERVIÇO:
28ª Mostra de Teatro Amador de Santarém
Período de 03 a 11 de novembro de 2018
Casa da Cultura de Santarém
Ingressos:
R$ 10,00 (Inteira)
R$ 5,00 (meia)

Programação
04/11 – Grupo de Teatro Último Minuto – Os Saltimbancos
05/11 – Projeto Iurupari – Grupo de Teatro – Isto é um Homem
06/11 – Grupo de Teatro Terra Firme – Muyrakytã
07/11 – Grupo Artístico Cultural Eirapuã – Helena
08/11 – Grupo Teatral Kauré – A farsa do Boi ou Desejo de Catirina
09/11 – Cia de Artes Kairós – Mãe África e sua fé.
10/11 – Instituto Maestro Wilson Fonseca – Em uma feira Santarena
11/11 – Os bem intencionados – Jogos de Improviso


Fonte: http://agenciasantarem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *