Santarém sediará workshop do projeto “O Futuro da Minha Cidade”

Evento acontecerá no Campus Tapajós da Ufopa, no bairro do Salé.

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) realizará no dia 12 de dezembro em Santarém, município da região do Baixo-Amazonas, no Estado do Pará, o workshop técnico do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, já levado com grande sucesso a diversas localidades do País, entre elas Belém. É uma realização nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF). O evento tem apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), (Crea-PA), Sistema FIEPA e Prefeitura Municipal de Santarém.

Para o evento estão agendados debates, trocas de experiências e proposta de formação de conselho representativo local, sensibilizando líderes sociais e confirmando a premissa de que é possível trabalhar em parceria com prefeituras em favor da sociedade. Um dos focos centrais é discutir de forma coletiva elementos para a criação de uma cidade sustentável em prazo determinado sem depender exclusivamente de administrações municipais. Santarém ganhou a preferência para sediar a agenda pelo potencial socioeconômico por causa de sua condição como referência geográfica.

O projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi inspirado em um conjunto de iniciativas e ações desenvolvido em Maringá, no Paraná, e que está sendo disseminado pelo país com excelente aceitação e resultados práticos. Em Goiânia, por exemplo, foi montado um conselho municipal para trabalhar com o poder público.

No conceito, a sociedade, mobilizada e organizada, é quem aponta, por meio de líderes e com a premissa de apartidarismo, as prioridades para formatar um “caderno de propostas” e planejamento de desenvolvimento sustentável efetivo ao governo municipal. Nesse aspecto, estão inseridos especialistas diversos, entre os quais de desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Em síntese, pretende-se mudar o estereótipo de que a construção e gestão de um município que atenda aos anseios da população e proporcione uma elevada qualidade de vida esteja vinculado a ações políticas e administrativas municipais tendo pouca ou nenhuma participação efetiva da população. O projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi idealizado pela CBIC em 2012, durante o 84ª Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

Temas
Na programação em Santarém estão previstas duas palestras que servirão de base para a absorção e prática da iniciativa a ser apresentada. Uma delas será conduzida com ações inovadoras pelo engenheiro civil Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, multipremiado em diferentes âmbitos. O modelo de transformação da cidade paranaense acabou servindo de exemplo nacional. Ele conduzirá o enfoque “A experiência da parceria entre a sociedade e Prefeitura e o seu potencial transformador para uma cidade mais sustentável”.

A palestrante convidada na realização da CBIC/Sinduscon-PA é a arquiteta e urbanista Marcella Arruda, uma das mais respeitadas do país. Ela abordará o tema “A importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas”.

Perfil dos Palestrantes
Marcella Arruda, arquiteta urbanista, é coordenadora de Projetos do Instituto A Cidade Precisa de Voce e co-idealizadora da Escola Sem Muros, projeto selecionado para a Bienal de Arquitetura de Veneza “FREESPACE”. Palestrante convidada do evento “O Futuro da Minha Cidade”, pesquisa desde 2012 iniciativas de regeneração, construção de comunidades e a participação dos cidadãos na transformação da cidade. Realizou diversos workshops, debates e palestras sobre urbanismo colaborativo e design sistêmico na América do Sul, Índia, Inglaterra, Itália, Dinamarca e Holanda. Contribuiu como produtora e curadora de projetos, entre eles o Como Virar Sua Cidade na Virada Sustentável e na X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Silvio Barros, engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental. Começou suas atividades profissionais no Amazonas, como chefe do Núcleo de Proteção ao Meio Ambiente. Foi Prefeito de Maringá por duas gestões: 2004 e 2008. Inaugurou a primeira Academia da Terceira Idade do Brasil. Foi 3 vezes eleito pelo Sebrae como Prefeito Empreendedor do Paraná. Recebeu o Prêmio Prefeito Inovador do MBC-Intel e Microsoft como Destaque Nacional e foi premiado por iniciativas em diversas áreas: socioambiental, econômica, responsabilidade e gestão, atendimento e atenção ao cidadão. Foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, e atualmente é Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Sinduscon-PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *