Coluna Impacto Ed. 1232

DENÚNCIA

Centenas de servidores da Prefeitura Municipal de Curuá, no oeste do Pará, em contato com a Coluna, denunciam que estão com seus nomes sujos na praça. Inclusive já foram notificados pela casa de crédito que seus respectivos nomes estão no CADIN, SERASA e SPC. Para sermos mais sintéticos, os referidos servidores contraíram financiamento consignado da Caixa Econômica Federal, na modalidade desconto na folha ou contra cheque.

DENÚNCIA 2

Vejam mais esse absurdo de natureza dolosa e improbidade administrativa. O prefeito Zé da Marta simplesmente determina ao seu irmão Joaquim da Marta, que é o Secretário de Finanças, descontar o dinheiro devido das parcelas sucessíveis, que em tese seria para operacionalização da alta liquidez. Pasmem! Com mais essa dura realidade. O valor descontado do salário do servidor, não vem sendo repassado à instituição financeira. Fontes fidedignas dão conta que a estatal já levou ao conhecimento da Polícia Federal, que doravante irá proceder os trâmites legais. Uma coisa é certa, o bicho vai pegar, em detrimento do valor já estar astronômico, na cifra de 5 milhões de reais.

SURTO DE DIARREIA

De 1º de janeiro até o dia 08 deste ano, o Hospital Municipal de Santarém (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas receberam cerca de 140 casos de pessoas com sintomas de diarreia. As crianças são as que mais sofrem com a doença por conta das fragilidades no sistema imunológico. Esse número aumenta geralmente no período do inverno amazônico. Segundo o infectologista do HMS, Alisson Brandão, a maioria dos casos estão associados a enterovirose, que são infecções virais que acometem o intestino.

SURTO DE DIARREIA 2

Os sintomas da virose normalmente são a diarreia, vômito e febre. A diarreia se apresenta como instrumento de defesa do organismo contra vírus, bactérias e parasitas. Estes sintomas podem durar de três a cinco dias, tempo suficiente para desidratar o corpo. “Nas crianças, por exemplo, se ela for ao banheiro mais de 5 vezes ao dia é importante que os pais fiquem em alerta. Se somar ao vômito, é preciso ir até a Unidade hospitalar”, orienta o infectologista.

PARADA SEGURA

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar sancionou e já está em vigor a Lei nº 20.548, que dispõe sobre a criação da ‘Parada Segura Para Mulheres’. O dispositivo legal permite às mulheres escolherem o local mais seguro para desembarcar a partir das 20h até o último coletivo – levando em consideração o itinerário do transporte coletivo, sem desvio de rota. O Projeto de Lei teve como autor o vereador delegado Jardel Guimarães. Às usuárias cabe o aviso antecipado ao condutor do ônibus para que as regras de segurança previstas no Código Brasileiro de Trânsito possam ser cumpridas. A Lei ressalta em parágrafo único que o motorista é obrigado a parar o transporte coletivo, seja ônibus, micro-ônibus ou qualquer outro que atue com concessão da Prefeitura.

ACESSIBILIDADE NA OAB

Mais um compromisso assumido pelo presidente da OAB/Santarém, Ubirajara Bentes Filho e pelo presidente da OAB do Pará, Alberto Campos, será cumprido brevemente com a Advocacia e com a sociedade. No dia 25 de janeiro, data da posse da diretoria e conselho subsecional (2019-2021), vai ser inaugurado e entregue o elevador na sede da OAB Santarém, garantindo a acessibilidade às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida para que elas não sejam excluídas do convívio advocatício. A acessibilidade significa dar, a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos. O Sistema OAB (Pará, Santarém e CAA-PA) está fazendo a sua parte ao garantir um dos direitos humanos mais básicos e importantes, o de ‘ir e vir’. Esse direito praticamente não existe para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida na maioria das cidades brasileiras e Santarém não foge à regra.

POLÊMICA

Após a empresa Resende Batista Ltda, que ganhou a licitação para o transporte coletivo, apresentar proposta de R$ 3,40 para tarifa nos coletivos, o vereador Paulo Gasolina, em contato com a Coluna, disse que vai entrar com recurso junto à Prefeitura com a justificativa de que o valor é alto e acabaria prejudicando a população, principalmente as pessoas carentes que utilizam o transporte coletivo diário.

INVASÃO DE TERRAS

Parece que a invasão de terras públicas e particulares voltou a todo vapor em Santarém. A mais recente aconteceu na Rodovia Dr. Everaldo Martins (PA-457), próximo ao Residencial Salvação, com ameaça de grandes danos ambientais. A denúncia é de que moradores do próprio Residencial Salvação estariam demarcando os lotes nessa área. Esses espaços, invadidos com o pretexto de garantir moradia para quem não tem onde morar fomenta um mercado informal e lucrativo para pessoas mal intencionadas e que agem à revelia das leis, como é o caso da invasão do Juá, que hoje está com mais de 2.500 famílias instaladas naquele local e será difícil de serem retiradas. Há fortes indícios de essas invasões serem patrocinadas por pessoas influentes, inclusive criminosos.

PERIGO

Santarém é uma cidade onde o trânsito é bastante perigoso, com acidentes quase que diariamente em vários locais, muitos com vítimas fatais. Um dos pontos mais perigosos do trânsito santareno, é no cruzamento da Avenida São Sebastião com a Travessa Silva Jardim, que não tem sinalização e vários acidentes já foram registrados, muitos por imprudência dos motoristas. Os dois mais recentes aconteceram na quarta-feira (09) onde um motorista avançou a preferencial e atingiu uma motocicleta, e na quinta-feira (10) onde um motociclista também avançou a preferencial e atingiu um veículo que seguia pela São Sebastião. A SMT deve ficar atenta na fiscalização, para evitar mais acidentes.

IMPACTANDO

Na quarta-feira, dia 09, o rio Tapajós, em Santarém atingiu a marca de 4,52 metros. No dia 1 de janeiro, a medição apontou 4,24, o que demonstra um avanço de 28 centímetros só nestes primeiros dias do mês. * Nosso amigo e grande repórter policial Elias Júnior (Repórter Invisível) está de volta a Santarém. Em contato com a Coluna, Elias Júnior disse que estará na cola da Polícia e no encalço da bandidagem. * As inscrições para o Processo Seletivo Regular Unificado 2019 da Ufopa encerram-se na próxima segunda-feira, 14 de janeiro. Estão sendo ofertadas 1.413 vagas nos cursos de graduação ofertados em Santarém (sede) e nos demais campi: Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A seleção destina-se aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente. Gratuitas, as inscrições estão sendo realizadas no site da Ufopa: http://www.ufopa.edu.br/psr2019. * O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) do município de Santarém recebeu do Banco da Amazônia uma doação no valor de R$100.000,00 para apoio em projetos voltados à proteção e defesa deste público. * Prefeito Nélio Aguiar sancionou na quarta-feira, 9, a Lei Municipal N°. 20.549, que denomina de ‘Dr. Alberto Tolentino Sotelo’ o Hospital Municipal de Santarém. O projeto de Lei teve como autor o vereador Alaércio Cardoso. * Um local bastante frequentado pelo santarenos que praticam esporte e lazer, o Parque da Cidade, está abandonado, principalmente pela parte da noite, onde vários postes estão sem energia. O perigo ronda o local. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *