Bocão Ed. 1239

CEMITÉRIO “PARA QUE TE QUERO”

Os santarenos há anos vêm padecendo para possibilitar um enterro digno aos seus entes queridos que partiram do plano físico para o mundo espiritual. Entra ano e sai ano, e as autoridades municipais, em especial a prefeitura de Santarém, não providenciam um novo cemitério. Até mesmo o que estava sendo alternativa, uma vez que os campos santos da área central apresentam superlotação – o cemitério da comunidade de Mararú, já apresenta estado de saturação. Informações, que na SEMMA, está sendo encaminhado o licenciamento para cemitérios particulares. Acreditamos que seja necessário, porém, como fica a situação das pessoas carentes, que não possuem condições para arcar com as despesas decorrente de um enterro no cemitério particular?

CEMITÉRIO “PARA QUE TE QUERO” 2

Aqueles que costumam prestar homenagem aos finados, seja no mês de novembro, ou em qualquer dia do ano, são obrigados a enfrentar uma verdadeira maratona, em competições comparadas às modalidades como: corrida com barreiras e saltos nas suas diversas vertentes. Não existe espaço para nos deslocarmos entre as sepulturas. A solução é desrespeitar o espaço santo, pisando em cima dos jazigos, por vezes, construídos com muito carinho.

CEMITÉRIO “PARA QUE TE QUERO” 3

Tal situação também dificulta as últimas homenagens. Para começar, antes de chegar na sepultura onde o morto será enterrado, aqueles que carregam o caixão precisam fazer verdadeiro malabarismo, deslocando o caixão de um lado para outro, desviando dos sepulcros, subindo e descendo. A narração do morto, certamente seria de que ele estava se sentindo como se estivesse andando em uma montanha-russa. Na descida do caixão, tradicionalmente  cantam hinos, fazem orações e preces, e para acompanhar tudo, os presentes são obrigados a ficarem sobre a sepultura alheia.

CEMITÉRIO “PARA QUE TE QUERO” 4

A população, por meio deste colunista, faz um apelo para que o tema seja tratado como prioridade na agenda do governo municipal. É um absurdo, a negligência até então estabelecida perante esta demanda da sociedade. Os governantes devem praticar a empatia diante das causas que afetam especialmente os menos favorecidos. Vereadores, suas atuações têm de ir de encontro às necessidades da população, que em sua maioria, já está descrente nas intervenções suas, diante dos problemas que assolam os munícipes. Dizem: “Eles não estão nem para os vivos, imagina com os mortos, que não votam mais”. Todos merecem ter um enterro digno, com espaço adequado, pois sabemos, que a única certeza da vida, é a morte.

RUAS INTRAFEGÁVEIS

Com as constantes chuvas que estão caindo em Santarém, muitas artérias ficam praticamente intrafegáveis, causando prejuízos e doenças à população. O exemplo é a situação em que se encontra Travessa 25, localizada no bairro da Nova República, que se transformou em uma poça gigante. Nessa artéria não passa pedestres e nem veículos. Outro local que está quase intrafegável é a Rua 24 de Outubro, do trecho que vai da Travessa Raimundo Fona e passa pelo Iate Clube de Santarém, que está tomado por buracos e poças de lama. Os moradores desses locais estão desesperados e fazem um apelo ao secretário de Infrastrutura, Daniel Simões, para resolver com a máxima urgência essa situação.

EMIR AGUIAR X VALDIR MATIAS JR

Nesta semana o clima esquentou na Câmara de Vereadores de Santarém. A discordância sobre os procedimentos adotados pelo presidente Emir Aguiar, quanto à emenda apresentada pelo vereador Valdir Matias Júnior, referente ao Projeto de Lei que autoriza concurso público para agentes de trânsito da SMT, fez com que os ânimos se acirrassem.

“…eu queria pedir aos nossos pares, para que a gente pudesse aprovar a emenda, e assim avançar nessa discussão, seja no campo jurídico, seja no campo administrativo, enfim, que possamos avançar e aprovar a emenda como ela está sendo proposta”, disse Valdir.

EMIR AGUIAR X VALDIR MATIAS JR 2

Porém, o vereador Emir teve o encaminhamento de deixar a matéria sobre a mesa, o que representaria que a emenda ainda não iria à votação. Diante disto Matias retrucou:

“Não invente, você não tem essa autoridade, eu sou o autor da emenda, eu não concordo, você não tem essa autoridade. Você está inventando, não existe isso, o autor da matéria sou eu, e eu tenho que ser consultado, você está inventando. Aqui não vale invenção, aqui vale o que está escrito na norma”.

EMIR AGUIAR X VALDIR MATIAS JR 3

Em seguida Emir afirmou que a mesa diretora decidiu daquela forma, e, portanto, ele não aceitaria outra forma. Em ato contínuo, Valdir exclamou:

“Não vai administrar a casa inventando não! Aqui não! Aqui não é a tua vontade, aqui é o que está escrito na norma, tem que respeitar, o que está escrito na norma”, expôs o parlamentar do Partido Verde.

EMIR AGUIAR X VALDIR MATIAS JR 4

Em determinado momento, uma fala consistente do vereador Delegado Jardel Guimarães, do PODEMOS, mesmo partido de Emir Aguiar, buscou, de forma indignada, dá encaminhamento à situação.

“Vamos aprovar e levar para o judiciário. Aqui não é brincadeira. Aqui é parlamento. É por isso que essa Casa está em descrédito com a sociedade santarena. Não é por outra coisa não, é por essas coisas que acontecem aqui. A sociedade santarena não acredita mais nessa casa. Nós temos que tratar a coisa com seriedade, de acordo com que manda a Lei”, disse Jardel.

Para o delegado de Polícia Civil, que está no seu primeiro mandato de vereador, a emenda de Valdir Matias Júnior tem flagrante inconstitucionalidade, porém, precisa que se façam os encaminhamentos necessários.

EMIR AGUIAR X VALDIR MATIAS JR 5

Outro parlamentar que considera a matéria com cunho de inconstitucionalidade, é o vereador Dayan Serique. “Nem tudo o que queremos fazer tem amparo legal. E não pode! Sem amparo legal esta Casa não pode legislar. Se é inconstitucional, não adianta subjetividade”, afirmou.

A polêmica pesa sobre a emenda de Valdir Matias Júnior, que visa dá amparo, com a possiblidade de equiparar os atuais agentes de trânsito da SMT, contratados temporariamente por Processo Seletivo Simplificado há mais de uma década, com os novos agentes que serão aprovados no concurso que o Projeto de Lei em discussão versa.

Para Dayan, o assunto precisa ser debatido à luz da constituição, bem como das decisões dos Tribunais Superiores de Justiça, tais como STJ e STF, principalmente na questão de saber diferenciar os termos concurso público e processo seletivo.

PRAIA VIRA LIXEIRO

Em contato com a Coluna Bocão, o vereador Paulo Gasolina informou que esteve na praia da Maracangalha, próxima à antiga Sudam, onde hoje está o Campus Tapajós da UFOPA. Em tom de saudade, Paulo Gasolina remontou às expressões poéticas inspiradas no lugar, que teria sido, nas palavras dele, cantado em versos e prosas. Mas a beleza natural de outra época estaria contrastando com a situação atual da praia. O Vereador se mostrou super triste com a situação que viu. No local estariam construindo embarcações, formando estaleiros, e jogando lixos. “A praia que é referência de Santarém, hoje está entregue às baratas”, declarou. Ele salientou que já conversou com um sargento da Capitania Fluvial de Santarém sobre o assunto e pediu apoio, assim como da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Aquilo não é área para se colocar barcos para construção”, adverte Gasolina. Sobre o lixo, o parlamentar ponderou que não seria culpa das pessoas que moram na área, mas de quem seria responsável pela coleta dos dejetos, que não estaria executando o serviço.

Por: Emanuel Rocha

21 comentários em “Bocão Ed. 1239

  • 6 de março de 2019 em 10:11
    Permalink

    ALO PESSOAL DA CELPA VOCES VÃO FAZER FISCALIZAÇÃO PARA COMBATER OS GATOS EU COMO FISCAL DA LEI FUI DÁ UMA VOLTA NOS BAIRROS JUTAI, MAICA, URUMARI, MARARU E JADERLANDIA O QUE TEM DE GATOS NÃO É BRINCADEIRA O BAIRRO QUE TEM MAIS É NAS RUAS A, B, D E E DO JADERLANDIA EU CONHEÇO MUITAS PESSOAS NO BAIRRO POIS EU ESTOU PRETENDENDO SAIR ALGO 2020 E TEM UMA SENHORA QUE DISSE PARA ALGUNS VIZINHOS QUE CELPA CORTA HOJE, HOJE MESMO MANDO FAZER O GATO E NÃO É JUSTO ALGUNS PAGAREM E OUTROS NÃO, CELPA VAMOS FISCALIZAR UM DIA DESTE EU OUVI NOS CANTOS QUE A CGB FOI lá e não fez nada oi celpa.

    Resposta
  • 5 de março de 2019 em 23:01
    Permalink

    ei bocão como é que o conselho tutela vem fazer uma fiscalização nas pessoas de bem co os filhos e a policia não dá em cima dos gay com a vestimento ridículo é biquíni na racha da bunda por favor será que é legal para famílias levar os seus filhos vendo aquilo e perguntando.

    Resposta
    • 6 de março de 2019 em 08:22
      Permalink

      você está com razão pois este nosso carnaval é uma bangunça eu não sou contra os rapazes diferentes mais tinha que ter respeito ai eu estou com meus filhos de menor no carnaval e conselho tutelar juntamente com policiais pedindo para agente ir embora é uma vergonha cade a moral com este lado deste rapazes com fio dental todo dentro vamos organizar este carnaval.

      Resposta
  • 3 de março de 2019 em 16:42
    Permalink

    Como vai ficar o roubo das casas de juruti velho super.!!!!
    E como vai ficar os roubos do Pedro Aquino e os assentamentos fantasmas além dos créditos do Reginaldo e companhia.
    Serão apurafos???

    Resposta
  • 3 de março de 2019 em 13:55
    Permalink

    Gostaria de saber se um servidor da SEMA de Santarém que da o nome de Rogério é o Marcão. Ta vendendo terreno em área proibida. Éo pior q os terrenos não são dele. Ele intimida o pessoal dizendo q é da SEMA e amigo do prefeito Nélio Aguiar.

    Resposta
  • 2 de março de 2019 em 16:34
    Permalink

    E a putatia dos quilombolas falsos no INCRA vai parar ou continuat?????
    Fala super….

    Resposta
  • 2 de março de 2019 em 14:32
    Permalink

    oi bocão como está o contrato da empresa de ônibus para Santarém, pois tem que entra com ônibus novos pois está borges só tem ônibus velho e não tem respeito com as pessoas pois chove dentro do ônibus, bocão comenta sobre este assunto.

    Resposta
  • 1 de março de 2019 em 17:03
    Permalink

    você sabia que o garoto que mora na 15 de agosto perto da presidente varga coninua vendendo droga cade a policia que já prendeu umas duas vezes e não ficou preso o garoto nem trabalha como ele vivia comprando carro bocão fala com o HELIO da policia para dá em cima dele pois não é bacana o garoto curtindo com a mulher viu ele é parente do c………e do jac…………

    Resposta
  • 1 de março de 2019 em 15:19
    Permalink

    cade o tarado do Uruará ainda continua preso oi bocão vamos procurar no presidio estavam querendo tira-lo.

    Resposta
  • 1 de março de 2019 em 13:35
    Permalink

    HOJE EU ESTAVA VENDO EM ALTAMIRA OS COLOMBIANO EMPRESTANDO DINHEIRO DE VINTE PORCENTO E AQUI EM SANTAREM ALÉM DOS PERUANO EXISTIR GENTE QUE EMPRESTA A QUARENTA PORCENTO CADE A POLICIA PARA PRENDER ESTES PESSOAIS.

    Resposta
  • 1 de março de 2019 em 13:32
    Permalink

    FALANDO UM POUCO DO QUE ACONTECE COM ESTES VELHOS TARADO E ESTAMOS ESPERANDO UM RESPOSTA DAS AUTORIDADE DO VELHO QUE MEXIA DOS 08 ANOS ATÉ 11 ANOS, SERÁ QUE ESTÁ PRESO MESMO POIS OUVI CONVERSA DOS BASTIDORES QUE ELE IA SAI POIS ESTAVA ARRUMANDO UM DINHEIRO NÃO SEI DE QUANTO OLHA BOCÃO O FILHO DELE CONTINUA ESBANJANDO DE SER GENTE GRANDE E NÃO TEM NADA QUEM TEM A MULHER DELE QUE O PAI TEM UM PODER DE DINHEIRO, POR FAVOR VAMOS AUTORIDADE NÃO DEIXAR ESTE TARADO QUE ELE MORAVA NO BAIRRO URUARÁ.

    Resposta
    • 3 de março de 2019 em 08:58
      Permalink

      ei autoridades de Santarém vamos dá o nome deste velho tarado que mexia com estas garota dos 08 a 11 anos e era parentes dele, este velho ele e pai de um rapaz que trabalha no ramo de pneus e bateria fica na borges leal a loja onde ele trabalha quase perto da frei ambrosio vamos lá perguntar o nome.

      Resposta
  • 1 de março de 2019 em 10:43
    Permalink

    Vamos observar a conduta do novo super do INCRA de Santarém.
    Se ele será bolsonaro ou irá reencarnar os tempos do Pedro Aquino e do pt. Os comunistas estão esperançosos.
    Vamos ver… Bocão.

    Resposta
  • 1 de março de 2019 em 08:29
    Permalink

    CEMITÉRIO SEMPRE FOI UMA CAGADA
    POIS ALÉM DE NÃO TER UM CAMINHO PRA SE ANDAR ENTRE AS SEPULTURAS, EXISTEM ROUBOS FREQUENTES ALI
    UM TOTAL DESRESPEITO …
    AGORA PRA QUE EXISTE UM ADMINISTRADOR DE CEMITÉRIO? SE ALI É UMA ETERNA PALHAÇADA?

    Resposta
    • 1 de março de 2019 em 08:50
      Permalink

      e qdo é enterro de alguém… eu ja vi os caixões caindo no chão, por desequilíbrio ao tentar passar por sepulturas, que muitas vezes tem que passar por cima delas

      ABSUUUURDOOOO

      Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 18:04
    Permalink

    Se fosse só nas praias dava-se um jeito, é lixo jogado por toda aparte, um bando de porcos que não podem ver um terreno baldio, espaços em beira de rodovias etc. Por exemplo no bairro Amparo próximo as aos condomínios é uma vergonha uma falta de educação.

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 17:49
    Permalink

    O lixo humano é o pior de todos, ecologicamente incorreto e desnecessário que ainda consegue ser o inimigo de si próprio e de sua própria espécie, poluindo o Meio Ambiente em que vive, destruindo sempre que respira, trabalha, se alimenta, caminha, se diverte.

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 17:41
    Permalink

    A cidade toda esta um buraco só, já vi até moradores se juntam e fazem ação ‘tapa-buraco’ nas ruas de alguns bairros. Se não for assim a mobilidade já era, literalmente vala a baixo.

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 17:32
    Permalink

    Do jeito que o transito mata em Santarém, esse problema do cemitério era para esta solucionado a muito tempo.

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 16:55
    Permalink

    PENSE NUM CABOCLO BOM DE RASTEIRA ESTE SUPERINTENDENTE INTERINO DE UMA RASTEIRA SÓ DERRUBOU UM GAÚCHO DE IJUÍ E UM MARANHENSE DE CODÓ ELE É NASCIDO NO MARAJÓ E CRIADO COM LEITE DE BÚFALA

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 16:40
    Permalink

    O pt de Santarém vai ou não placar o super no INCRA de Santarém.
    Frankim o pecuarista latifundiário e criador de nelore foi desmascarado por ser cria do Pedro Aquino e ptralha de carteirinha.
    Perninha já era por ser ptralha assumido
    O resto é tudo comunista ladraol.
    Somente o exercito pode assumir isso.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *