Equipe do Hospital Regional de Santarém treina profissionais do Hospital de Itaituba

O Hospital Municipal de Itaituba já recebeu a mesa de cirurgia e o arco cirúrgico – equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real – que estavam no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), e foram doados pelo Governo do Estado. A entrega dos equipamentos é resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do HRBA.

O Hospital Regional enviou uma equipe para realizar a instalação dos equipamentos. Nesta semana, os profissionais do Hospital de Itaituba serão treinados para manusear a mesa e o arco cirúrgico. A partir de agora, o município vai poder realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de ortopedia e traumatologia, que são as principais demandas cirúrgicas.

“Isso é fundamental para que esses serviços atendam a população nas áreas de ortopedia e traumatologia em Itaituba, no local de origem, evitando que esses pacientes tenham que se deslocar. Temos certeza de que esse serviço trará grandes benefícios não só para a população daquele município, mas para o sistema de saúde da região”, afirma o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Para o secretário de saúde de Itaituba, Iamax Prado, os equipamentos vão proporcionar melhor qualidade de vida para a população. “A importância desse arco cirúrgico para Itaituba é o avanço. A população, quando necessita de transferência via TFD (transferência fora do domicílio), em caso de trauma ortopédico, era encaminhado ao município de Santarém para o Hospital Municipal ou para o Hospital Regional. E esse encaminhamento demorava até a realização do procedimento cirúrgico”, diz Prado.

HRBA

Reconhecido nacionalmente como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o HRBA é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *