Coluna Impacto Ed. 1243

VARA DO JUIZADO CÍVEL

Com o fim do convênio de cooperação entre o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e a Universidade da Amazônia (UNAMA), a Vara do Juizado Especial Cível (VJEC) que funcionava no prédio daquela instituição de ensino será transferida para prédio alugado pelo TJPA. Segundo o juiz titular da VJEC, Gerson Marra Gomes, a mudança acontecerá nos dias 28 e 29/03, para o novo endereço na Travessa Silvino Pinto, 604, entre as avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas, no bairro Santa Clara, em frente à Virtual Informática. Nos  dias da mudança os prazos processuais serão suspensos e a Vara volta a funcionar normalmente na segunda-feira, dia 1° de abril, a partir das 09h00.

ALERTA

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o período de chuvas intensas que assola o Pará deve continuar até meados de maio. A média do volume dessas chuvas tem se mostrado bem maior do que no ano passado. Toda essa quantidade de água tem causado alagamentos e diversos transtornos em várias regiões do território paraense. Diante desse cenário, os cidadãos devem ficar atentos aos perigos que a energia elétrica pode representar nessas situações. As ocorrências de alagamento em residências merecem atenção redobrada, pois se um fio descascado estiver no chão, todo o volume de água ficará energizado e causará choque de grande intensidade. Por isso, a primeira coisa a fazer em caso de inundação é desligar os disjuntores.

ALERTA 2

Em casos onde a inundação atinja o nível das tomadas da residência ou comércio, é necessário chamar um profissional qualificado para fazer uma revisão antes que os disjuntores sejam novamente ligados. Outro alerta para a época de chuvas está relacionado a situações em que pessoas estão ao ar livre na hora das tempestades. Nesses casos, o ideal é procurar um abrigo seguro e longe de árvores, que podem ser atingidas por raios e pode haver queda de galhos. Os veículos automotores costumam ser um bom abrigo devido às suas características isoladoras. Outra orientação importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos que podem conduzir eletricidade quando em contato com uma fonte de energia.

PADRE SIDNEY

Depois de levar a público suas últimas contribuições para a história local e regional… Vem aí uma nova obra do Padre Sidney Canto, é o livro “Santarém: História e curiosidades” (volume 4). Padre Sidney faz parte da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, sendo o seu 1º presidente. Também é membro da Academia de Artes e Letras de Santarém.

AÇÃO DE CIDADANIA

Neste domingo (31), a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia realizará uma ação social envolvendo serviços de saúde, empresarial e jurídicos na Praça do Pescador, em frente à orla de Santarém, a partir das 17h30. O evento contará com a presença do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNAMA – NPJ. Serão ofertadas consultorias como aconselhamentos e assessoria jurídica, consultoria de finanças e projetos de financiamento, imposto de renda, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento nutricional, alongamento e demais atividades da área da saúde.  As atividades serão acompanhadas por docentes especializados dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, Odontologia e Biomedicina. A ação tem o intuito de aproximar a academia estudantil da sociedade santarena.

ALTER DO CHÃO

O turismo de Santarém está em alta. A praia de Alter do Chão estará em destaque no programa Globo Repórter desta sexta-feira (29), quando será publicada uma linda matéria sobre a região do Tapajós. O programa vai mostrar as belezas e exuberância da paradisíaca ilha, que encanta todos que a visitam, principalmente na época do verão.

ARTESÃOS

A Prefeitura de Santarém e a Câmara de Vereadores realizaram uma Sessão Especial em homenagem aos artesãos santarenos, na quinta-feira (28). A atividade fez parte das comemorações do Dia do Artesão, lembrado em 19 de março. A sessão foi uma oportunidade de demonstrar ao artesão o seu reconhecimento no processo de desenvolvimento da atividade turística em Santarém. Na ocasião, vários profissionais do ramo foram homenageados, como: Ronaldo Pinto Marques (in memorian), Eracildo Silva dos Anjos, Elves de Sousa Costa, Ana Maria Leal de Sousa, Amanda Serdeira Reis, Elias Silva, Georgete Silva Guimarães, Hiram Cristhian David Garrido Sanhueza, Inês Camargo, Jonhson Pantoja dos Santos, Leandro Rocha Campos, Lúcia Melo Garrido Sanhueza, Lucilene Nobre Carmona, Neida Maria Pereira Rêgo, Márcio Dezincourt, Sueli Nóbrega, Raimunda Figueira, Rosinei da Costa Guimarães e Terezinha de Nazaré Silva dos Santos.

RG EM TEMPO REAL

A Secretaria Estado de Justiça e Direitos Humanos anunciou que (Sejudh) vai passar a emitir carteiras de identidade e de trabalho gratuitas em Santarém. De acordo com a Sejudh, os RGs já podem ser emitidos em tempo real desde segunda-feira (25) no núcleo da secretaria, já as carteiras de trabalho começam a ser emitidas em abril. O objetivo é garantir o acesso da população aos serviços de cidadania. O núcleo também diminuiu o prazo para entrega do RG, que antes levava cerca de 30 dias para ser produzido. A partir de agora, quem for ao núcleo regional para obter o documento de identidade já sairá com o RG em mãos porque a impressão passou a ser feita em tempo real.  O Núcleo da Sejudh funciona na Travessa Agripina de Matos, ao lado do Fórum da Comarca de Santarém, entre as Avenidas Mendonça Furtado e São Sebastião, de 8h às 14h.

DIREITO MÉDICO

Profissionais médicos do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participaram de uma palestra sobre Direito Médico, ministrada pelo advogado especialista em Saúde, Ricardo Monteiro. O Brasil apresentou um crescimento de 130% de ações judiciais ligadas à saúde, de 2008 a 2017, com 500 mil novos processos. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça, levantados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). No mesmo período, o número total de ações judiciais aumentou 50%. Durante a palestra, os médicos do hospital receberam orientações sobre condutas adequadas, questões éticas e jurídicas, além de um mapeamento das leis vigentes no País sobre o tema.

IMPACTANDO

Vergonha! O clássico dos times rebaixados de Santarém: São Francisco e São Raimundo, terminou como deveria, empatado em 2 x 2, em jogo realizado na 4ª feira, dia 27, com uma renda de R$ 630,00. Em 2020 esse clássico será jogado na Segundinha. * Informações chegadas à Coluna são de que haverá aumento no preço dos remédios a partir da próxima semana, acima de 4%. * Começou na segunda-feira (25) a terceira campanha de doação de sangue da Casa Rosa, em Santarém, com o tema “Meu coração é rosa”. As doações podem ser realizadas até esta sexta-feira (29). O objetivo é abastecer o estoque do hemocentro regional de Santarém, e, consequentemente, ajudar as mulheres que têm câncer de mama e que são atendidas no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). * Termina nesta sexta-feira (29), o prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 com desconto de 15% em cota única (à vista). O contribuinte pode também optar pelo parcelamento em até dez vezes, sem desconto. * Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério da Economia, mostra que Santarém apresentou saldo positivo na geração de empregos nos dois primeiros meses do ano de 2019. Foram 189 novos postos de trabalho criados, entre admissões e demissões, segundo levantamento do Caged. O resultado coloca o Município na quarta posição, no ranking entre os 10 melhores do Pará neste quesito. * Um bom final de semana todos Oe leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *