Efeito Impacto – Após denúncia, servidora do Detran é exonerada

Portaria exonerando Genice Silva Almeida foi assinada na terça-feira, dia 09.

Após o Jornal O Impacto publicar matéria sobre a nomeação de Genice Silva Almeida para assumir a Chefia do Grupo de Operação e Fiscalização de Trânsito da Ciretran “A” de Santarém, com cargo em comissão de DAS-02, o Diretor Geral, em exercício do Departamento de Trânsito do Estado do Pará –DETRAN/PA, João de Aquino Pinto Neto, assinou a Portaria de nº 1149/2019, datada do dia 09 de abril de 2019, exonerando a servidora do referido cargo.

Genice Silva, de 37 anos, assumiu o cargo no dia 2 de abril. Até o mês de março, ela recebia um salário mínimo para exercer a função de auxiliar administrativo no governo Nélio Aguiar, especificamente na Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (SEMGOF), que tem como titular Maria Josilene Lira Pinto. Ela também atua como despachante de veículo, e é ré no processo criminal resultante da Operação ”Bincagem Fantasma“, que em 2018 prendeu 11 pessoas

FIQUE POR DENTRO: Desde o início de abril, segundo apurou O Impacto, por indicação do Secretário Regional de Governo Henderson Pinto, Genice Silva, que consta como ré no processo 0009789-73.2018.8.14.0051, em ação Judicial decorrente das investigações sobre esquema de fraude operado dentro do Detran/Santarém, que resultou na Operação Bincagem Fantasma, foi nomeada Chefe de Fiscalização de Trânsito.

Pela Portaria nº 1043/2019-DG/CGP, publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, no dia 3 de abril, Genice Silva Almeida, que possui a profissão de despachante de veículo, é nomeada para exercer o Cargo em Comissão, DAS-02, como Chefe de Grupo de Operação e Fiscalização de Trânsito da CIRETRAN ”A“ de Santarém.

A nomeação de Genice assombrou a luta contra a corrupção em uns dos órgãos que mais arrecada para os cofres públicos. Como se não bastasse o fato de a nova Chefe de Fiscalização possuir contra si, processo por esquemas fraudulentos no Detran/Santarém, a suposta indicada de Henderson Pinto, não possui qualquer tipo de experiência na função técnica, nem ao menos formação de nível superior, para exercer a importante atribuição.

Operação Bincagem Fantasma: No dia 20 de junho de 2018, a Polícia Civil prendeu 11 pessoas, incluindo o ex-gerente do Detran/Santarém.

A operação fez parte de investigação que objetivou apurar e combater um esquema criminoso do qual são acusados de envolvimento servidores lotados na 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), localizada em Santarém, e pessoas ligadas às sociedades empresariais, profissionais autônomos e usuários dos serviços da repartição pública.

A denúncia sobre o esquema criminoso foi feita pelo próprio Detran, no ano de 2015, quando a investigação foi iniciada pela Polícia Civil. Durante o inquérito, foram constatados indícios de infrações penais, entre as quais, associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, concussão (extorsão cometida por servidor público), corrupção passiva e corrupção ativa, advocacia administrativa, dentre outras ilegalidades.

Dentre os presos estava um ex-diretor da Ciretran de Santarém; o gerente do pátio da empresa de leilões de veículos apreendidos; servidores e ex-servidores do órgão; despachantes e um dono de autoescola.

Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Efeito Impacto – Após denúncia, servidora do Detran é exonerada

  • 11 de abril de 2019 em 13:03
    Permalink

    Graças à Deus essa pouca vergonha foi arrumada. Essa senhora tinha q estar atrás das grades,lá q é lugar de “gente”dessa laia

    Resposta
  • 11 de abril de 2019 em 07:51
    Permalink

    A sociedade e or órgãos de comunicação devem estar sempre atentos no sentido de coibir aberrações como essa, em que se nomeia uma “raposa para cuidar do galinheiro”, ainda bem que essa distorção foi corrigida a tempo! Tenho Dito!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *