Santarém é o primeiro município do Pará a aderir ao programa ‘A União faz a Vida’
O município de Santarém é o primeiro do estado do Pará a aderir ao programa ‘A União faz a Vida’, da Fundação Sicredi. O Acordo de Cooperação foi assinado na tarde de sexta-feira, 3, no Palácio Jarbas Passarinho, pelo prefeito Nélio Aguiar e representantes da Fundação Sicredi. O acordo tem por objeto a implementação de metodologia de educação cooperativa baseada em projetos para o desenvolvimento de princípios de cooperação e cidadania. O programa “A União faz a Vida” é a principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi. Está presente em 369 cidades e conta atualmente com 284.604 crianças e adolescentes, 24.906 educadores presentes em 1.908 escolas, e 67 Cooperativas. O objetivo é promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania.
Em Santarém, o Programa irá atender 1.366 alunos, inicialmente da educação infantil, e contará com a participação de 112 educadores da rede municipal de ensino. Todas as ações do Programa terão assessoramento pedagógico de profissionais capacitados pela Fundação Sicredi. Todos os educadores envolvidos já estão participando de capacitações para atuarem com a metodologia do União Faz a Vida.
“Nós estamos inicialmente funcionando como plano piloto. Nesta primeira etapa, são oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) e uma Unidade de Educação Infantil (Umei) comtempladas com essa nova metodologia. Metodologia inspirada nas pedagogias ativas e, em especial, na pedagogia por projeto de trabalho. O que é interessante é o objetivo desse trabalho. Visa promoção de vivências, atitudes e valores de cooperação e cidadania. Todo esse aporte se torna essencial nessa etapa de formação das crianças na educação infantil. Tudo isso vem potencializar o que preconiza hoje a nova base comum nacional, que é o direito de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Que também soma à preposição da gestão municipal que é trabalhar em prol de uma educação pública de qualidade”, explica a professora Mara Belo, secretária municipal de Educação de Santarém.
O diretor executivo do Sicredi Norte MT/PA, Sidnei Bremm, explica que o Programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, através da sua Fundação. “Promovendo a cooperação e a cidadania por meio de práticas que desenvolvam o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a justiça e o respeito à diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Santarém é o primeiro município do Pará a receber o Programa. A Prefeitura abre espaço para implementar esse projeto nas escolas, começamos pela educação infantil. É uma metodologia de ensino por projetos. A criança vai mais a campo para adquirir conhecimento por meio da prática de projetos. É a contribuição da cooperativa para Santarém e o desenvolvimento da educação. Estamos felizes com o apoio do prefeito e da Secretaria Municipal de Educação. Já iniciamos a formação de professores. O Projeto será bem feito para ser referência em toda a região”, informa Bremm.
Para o prefeito Nélio Aguiar a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento da educação infantil em Santarém. “Vamos ser pioneiros em todo o estado, uma honra para Santarém, pois é um Programa grandioso. Estamos felizes com a parceria em prol de nossas crianças. A promoção da cooperação e da cidadania desde os primeiros anos de vida estimula a formação de bons cidadãos e futuros empreendedores conscientes”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
Participaram também do ato de assinatura do Acordo, a coordenadora da Educação Infantil em Santarém professora Aline Rodrigues, o Presidente da Sicredi Norte MT/Para Paulo Roberto Schmidt, o Diretor de Negócios Tarcísio Martineli, o Gerente Regional de Desenvolvimento Irineu Grigoletto, o Gerente de Agência Santarém Marcos Torres e a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo Eliene Castro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Alailson Muniz/Agência Santarém