Bocão Ed. 1255

NÉLIO E DANIEL

Os moradores da Travessa A esquina com a Rua Aramanaí perderam a esperança de um dia verem a via com possibilidade de trânsito de veículos. Nélio e Daniel esqueceram o Bairro e principalmente a Travessa A que está abandonada. Os moradores se reuniram e prometeram que não votam mais no prefeito Nélio e não acreditam no seu secretário Daniel, que chamam de “menino de calça curta”, já que pela pouca idade, acham que não possui experiência e conhecimento técnico no cargo que ocupa, já que não sabe onde fica a Travessa A no bairro do Maracanã.

LAMBANÇA

Cadê o Parque Industrial? Foi realizada uma grande festa na Câmara Municipal onde os vereadores foram pressionados e até agora nada. Só empolgação e vontade de aparecer. Tudo isso no governo Jatene. É bom que alguns vereadores não peguem mais corda.

LAMBANÇA 2

Cadê o Porto do Maicá? Criaram tanta expectativa e nada. Tudo isso no governo Jatene. É bom que alguns vereadores não peguem mais corda.

PAULO NA BOLSA

A cotação do Paulo Gasolina na bolsa da política está em alta. Paulo já foi convidado por vários partidos. O partido do Bolsonaro insiste que Paulo faça seu registro. Paulo Gasolina está analisando a situação e no momento certo vai tomar uma posição. Com grande experiência na política, o vereador é considerado um dos mais atuantes da atual legislatura. Não à toa, é fácil encontrá-lo fiscalizando as execuções dos serviços públicos. Ele mobiliza a população e entidades com objetivo de dá soluções as demandas da população.

Qualquer legenda ao qual ele estiver como integrante, com certeza será um diferencial na disputa eleitoral do ano que vem.

ELEIÇÕES 2020

Vários candidatos a vereador estão surgindo em Santarém, mas poucos sabem como funciona o jogo da campanha e o interesse do povo. Muitos acreditam que apenas seus nomes na rede social vão elegê-los candidatos, ou ainda, pensam que falar mal dos políticos garante voto. Cadê as propostas senhores? O povo sabe dividir os assuntos de rede social dos seus interesses e sabe a intenção do que quer do candidato.

CARTÓRIO

A SEFA sabe encaminhar ao cartório o débito do contribuinte, porém, não sabe solicitar a baixa após o pagamento. O contribuinte pode ingressar na justiça e pedir indenização pelo constrangimento.

CARTÓRIO 2

Em certos casos as cobranças são abusivas e causam prejuízo ao contribuinte. A pressão é grande no contribuinte que não tem direito de defesa, já que o cartório não oferece o direito à ampla defesa e para não causar mais prejuízos ao contribuinte, ele resolve pagar por uma dívida indevida. Isso se chama de enriquecimento ilícito do estado.

TORRA-TORRA DO EMIR

Segundo rola nos bastidores da Câmara de Vereadores de Santarém, desde o início do seu mandato, o presidente da ”Casa do Povo“, Emir Aguiar quase não dormia com a preocupação de que tinha no orçamento do Poder Legislativo, rubrica específica para a aquisição de refeições. São R$ 144.067,00 que, segundo a justificativa, teriam de ser utilizados, e de maneira nenhuma poderiam ser economizados.

Diante disto, por meio do Pregão 004/2019, iniciou-se o processo de licitação para ”contratação de empresa para fornecimento de refeição tipo coquetel, lanches, refeições individuais do tipo marmitex e buffet, com variação de cardápio, para atender às necessidades da Câmara Municipal de Santarém“.

TORRA-TORRA DO EMIR 2

Se considerarmos o contrato de um ano, serão gastos cerca de 12 mil reais por mês. Diariamente serão gastos 600 reais. Caso consideremos um mês com 20 dias produtivos. Talvez para os padrões do presidente Emir Aguiar, que tem uma vida como parlamentar, não seja uma cifra grandiosa. No entanto, na crise moral e econômica que afeta nossa sociedade, deveria buscar, mais eficiência no gasto público, em ações fins que minimizem as dificuldades enfrentadas pelo povo. Essa população quer representatividade eficaz, pois passa 5 meses do ano, trabalhando somente para pagar os impostos que quitam em dia os salários da classe que Emir representa.

TORRA-TORRA DO EMIR 3

No entanto, engana-se quem pensa que a polêmica licitação peca apenas pelo valor demasiado. No Termo de Referência, no item Buffet, uma das opções de cardápio é o “Camarão Rosa”, possivelmente dispensável em uma lista de gastos públicos em meio à crise econômica.

É de chorar quando lemos em parte da justificativa o seguinte texto: “A aquisição de alimentos como refeições individuais (tipo marmitex), lanches e coquetel (em eventos da Câmara Municipal de Santarém) está prevista no orçamento da Casa. Com efeito, é necessário que seja realizado o competente processo licitatório.  Considerando que o administrador público, ao gerir a máquina estatal na busca da satisfação do interesse coletivo, se submeter a um Regime Jurídico-Administrativo marcado pela existência de prerrogativas e sujeições e dotado de princípios logicamente concatenados que disciplinam a atuação dos gestores da coisa pública, onde alguns destes princípios estão expressos exemplificativamente na Constituição Federal (artigo 37, caput), quais sejam, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, constituindo o que a doutrina denomina de princípios basilares da Administração Pública”.

TORRA-TORRA DO EMIR 4

Parece-me que tal justificativa, tem um viés bonito e complacente com a legislação. No entanto, o fato de se fazer uma licitação somente porque consta na rubrica orçamentária, passa longe daquilo que se espera de um chefe do executivo inovador e alinhado com as demandas populares. Podemos realizar uma analogia com uma família comum. Quando a crise aperta, numa lista de compras do supermercado por exemplo, se prioriza itens de real necessidade, não adquirindo os chamados supérfluos. Será que para Emir Aguiar, Camarão Rosa é item de necessidade básica? Tudo indica que sim!

Para muitos santarenos, os eventos da Câmara desviam o foco da atuação parlamentar. Muito evento para pouca ação. Que tal uma mudança de postura. Deixar de fazer sessões de homenagens diversas, com a entrega de diplomas para cima para baixo, e fazer algo para melhorará vida da população!

17 comentários em “Bocão Ed. 1255

  • 24 de junho de 2019 em 11:34
    Permalink

    Esses vereadores não fazem nada, não vem aqui no bairro para saber a verdade, se escondem, te, medo do prefeito, na eleição eles, vai ser lama neles.

    Resposta
  • 22 de junho de 2019 em 09:01
    Permalink

    Pobre Santarém… Os vereadores poderiam gastar o dinheiro público fazendo um concurso… qual a pior rua, qual a mais suja ou ainda a mais esburacada, a homenagem a rua vencedora poderia ser um coquetel sem camarão rosa . Vereadores são inúteis um em dez que se salva e olha lá!
    Nélio, volte a vender biscoito e leve os Maia junto.
    PSL, vocês não teria coragem de convidar o Tal Paulo Gasolina…. qualquer Zé Ruela é melhor.

    Resposta
  • 22 de junho de 2019 em 08:13
    Permalink

    A Ong ssaúde alegria comanda todo sistema político financeiro de Santarém Mas esta Ong está mais para doença e tristeza. Aonde faz uma capa de bonzinho mas na verdade é um lobo em pele de cordeiro está aqui para roubar nossas riquezas.

    Resposta
  • 21 de junho de 2019 em 09:22
    Permalink

    Sefa coloca a divida em cartório e depois nao dá na baixa, Sefa não se preocupa com os empresários, Sefa só quer saber de lucrar.

    Resposta
  • 21 de junho de 2019 em 09:18
    Permalink

    Emir só quer se tiver camarão rosa kkkk muita palhaçada. Se ele comer camarão rosa em tamanha crise econômica deveria comprar com seu próprio salário que sabemos que é bem alto.

    Resposta
  • 21 de junho de 2019 em 08:33
    Permalink

    kkkkkkkkk é muita putaria mesmo
    Não é só no Maracanã que o os buracos estão terríveis, mas em toda cidade
    tem um buraco na Presidente Vargas, próximo a OAB, que os carros são obrigados a cair

    Resposta
  • 21 de junho de 2019 em 08:24
    Permalink

    TEM QUE VARRER MUITA COISA NESSA CÂMARA MUNICIPAL
    É MUITO GASTO DE DINHEIRO, ISSO É SÓ O COMEÇO, PORQUE O EMIR MOSCOU NESSA PARTE, MAS SE FOR FUÇAR MESMO…. EEEEEEEEEEITAAAAAA… UHUUUUU

    O BABADO VAI SER GRANDE

    Resposta
  • 21 de junho de 2019 em 08:19
    Permalink

    KKKKKKKKKK
    O EMIR COMO UM BOM ARIGÓ NÃO GASTA O DINHEIRO DELE COM CAMARÃO ROSA, TEM QUE COMER GASTANDO O DINHEIRO DO POVO

    Resposta
    • 21 de junho de 2019 em 08:41
      Permalink

      Pooooooooow pegou pesado
      Mas não deixa de ser verdade, kikikiki

      Resposta
  • 21 de junho de 2019 em 05:54
    Permalink

    Para mim a política é podre, então minha gente, na próxima eleição, nO votem mais em ninguém, votem nulo, pois se vocês forem analisar o caráter dos candidatos, em nenhum momento eles pensam no bem estar do povo.

    Resposta
  • 20 de junho de 2019 em 19:27
    Permalink

    EI BOCÃO ESTÁ TUDO LEGAL DENTRO DO INCRA POIS O TERRALEGAL JÁ ESTÁ INTEGRADO COM AS NORMAS DO INCRA OK.

    Resposta
    • 21 de junho de 2019 em 06:41
      Permalink

      Está tudo legal mesmo no Incra as ONGs e o PT continuam dando as cartas e fazendo manobras escondendo toda a máfia cometida durante 13 anos do governo petralha

      Resposta
  • 20 de junho de 2019 em 18:37
    Permalink

    Parque industrial, mas quando já, só um milagre, é como minha filha diz: Isso é comédia!

    Resposta
  • 20 de junho de 2019 em 18:33
    Permalink

    MARIA, faça acontecer………agora é hora.

    Resposta
  • 20 de junho de 2019 em 18:31
    Permalink

    Concordo plenamente com o Bocão, homenagem pra cima e pra baixo de pessoas que eu nunca nem vi, nem sei quem é, que não contribuí em nada na vida da gente. Já não basta o prefeito que some, agora honra ao mérito para fantasmas, já deu !

    Resposta
  • 20 de junho de 2019 em 18:26
    Permalink

    Sacanagem a Sefa cobrar os empresários e ainda por nas contas dele a responsabilidade de pagar o cobrador. Isso sim é pressão.

    Resposta
  • 20 de junho de 2019 em 18:24
    Permalink

    Eu acredito que esse governo foi o mas empolgante no início, pelo fato do Nélio ser médico, e está perto do povo vendo de fato as necessidades básicas do povo Santareno, pena que não foi bem assim, a decepção foi geral, muitas promessas e sonhos, pena que tudo foi abordado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *