Homem é preso em flagrante por maltratar e se apropriar da pensão da mãe idosa

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira, 25, em Belém, Ricardo Nilson Corrêa do Rosário, de 39 anos, pelo crime de apropriação de proventos (dinheiro da pensão) de pessoa idosa. A vítima é a mãe do acusado, uma idosa de 74 anos.

Sob coordenação da delegada Cynthia Viana, titular da DPID, a equipe policial flagrou a prática criminosa na casa em que o autuado vivia com a mãe, localizada na Passagem Virgílio, no bairro do Curió-Utinga. Segundo a denúncia recebida pela delegacia, a idosa sofria agressões por parte de seu filho, que é conhecido na rua onde mora como “Pachecão”.

Além das agressões, ele era acostumado a humilhar e a insultar a mãe com palavras de baixo calão. Da mesma forma, Ricardo Nilson se apropriava do cartão da pensão da vítima, deixando a idosa em dificuldade financeira. Ele também já havia vendido objetos da casa.

No momento da chegada da equipe ao local, a idosa estava sozinha na casa junto com quatro gatos, e com roupas sujas. A única alimentação que havia consumido era um café dado por uma vizinha. A assistente social constatou que a residência não apresentava condições de habitação, “pois estava extremamente suja com forte odor desagradável e sem móveis”. A idosa utiliza para se alimentar (quando tem comida) uma pequena churrasqueira de carvão.

Segundo informações obtidas no local, há muito tempo não havia comida na casa. Ricardo penhorou o cartão da pensão da mãe para pagar dívidas dele. “Ela recebe uma pensão no valor de um salário-mínimo deixada pelo falecido filho”, detalha a delegada. Ouvida pela equipe da DPID, a idosa revelou que o filho Ricardo Nilson é viciado em drogas desde a adolescência e que atualmente passa o dia na rua.

Quando retornava para casa, ele costumava destratar a mãe, com ofensas verbais. A casa não tem energia elétrica há cinco anos e, dessa forma, a idosa passa a noite no escuro. Para dormir, ela usa um pedaço de compensado (madeira fina). A água que consome é doada por sua irmã que mora próximo ao imóvel.

A irmã da idosa foi ouvida como testemunha na Delegacia de Proteção ao Idoso, a respeito dos maus-tratos e da retenção do cartão de pensão da idosa cometidos por Ricardo. À delegada, ela alegou que já havia denunciado o sobrinho, porém a vítima preferiu não dar andamento ao caso na época. Após as providências cabíveis, a idosa foi abrigada na casa da irmã. Ricardo está preso à disposição da Justiça para passar por audiência de custódia. O crime de apropriar-se de proventos, bens, pensão ou qualquer outro rendimento de pessoa idosa, tem pena de 1 a 4 anos de reclusão.

Fonte: Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *