Governo Nélio retoma obras do Hospital Materno Infantil

Após anos paradas, as obras para o Hospital Materno Infantil de Santarém enfim foram retomadas, no início da semana. Após a rescisão com a antiga empresa, quem está à frente da obra neste momento é a empresa Contarpp, que venceu a licitação aberta para a finalização das obras, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

A construção do Hospital Materno Infantil passou por várias complicações desde o início, em 2012, ainda no governo de Alexandre Von. Em outubro de 2015 elas foram paralisadas totalmente e no início do ano seguinte a empresa então responsável pela obra rescindiu o contrato com a Prefeitura de Santarém.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, o reinício das obras se apresentam como um grande avanço, mesmo havendo uma dificuldade no que se refere a uma nova empresa seguir um projeto iniciado por outra.

“É mais difícil dar continuidade em obra paralisada, porque o reinício é complicado. Agora, a empresa está executando as adequações das paredes começando um trabalho mais pesado com as instalações. Essa obra foi retomada graças à articulação do prefeito Nélio Aguiar com o governador do estado Helder Barbalho, que permitiu que o recurso fosse alocado para o HMI”, afirma Daniel Simões.

“A meta do governo é concluir todas as obras paralisadas. Iniciamos a gestão em 2017, com vários contratos para finalizar. O último foi o contrato do Fundo de Habitação de Interesse Social (FHIS), para a construção de 480 unidades habitacionais, o qual já está em processo licitatório. A maioria das obras que a prefeitura recebeu está concluída”, ainda afirma o secretário.

A EMPRESA CONTRATADA

A retomada da obra surgiu a partir da articulação do prefeito Nélio Aguiar (DEM) com o governador do estado Helder Barbalho (MDB), que permitiu que o recurso na ordem de R$ 25 milhões fosse alocado para o HMI.

De acordo com Rudimar do Carmo, engenheiro da empresa CONTARPP, vencedora da licitação para a retomada das obras, a equipe retomou as obras realizando serviços internos e infraestrutura de instalações.

“Metade da obra é instalação de equipamentos. Instalação de ar condicionado e elevadores. Agora estamos executando a obra bruta. Temos o prazo de 10 meses para a conclusão. Nos próximos dias a expectativa é que 200 funcionários estejam trabalhando na obra”, ressaltou o engenheiro.

BENEFÍCIOS DO HMI

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Dayane Lima, o Hospital Materno Infantil atenderá inúmeras cidades da região e poderá ter mais de 600 partos sendo realizados por  mês.

“O hospital vai atender Santarém e mais 19 municípios. Serão vários setores que cuidarão de mães e bebês. O HMI é um marco para a região, porque vai melhorar o fluxo e a qualidade no atendimento”.

MATERNO INFANTIL

As obras do Hospital Materno Infantil estão paradas desde outubro de 2015. Para sua retomada, o Governo do Estado do Pará firmou convênio com a Prefeitura de Santarém, na ordem de R$ 25 milhões, no dia 20 de março deste ano, por ocasião da instalação do programa “Governo por todo o Pará”, no município.

O HMI foi projetado para com uma área total de 7.400 m². A unidade terá em sua estrutura 85 leitos de enfermaria, divididos entre a clínica obstétrica (30 leitos e dois isolamentos) e a clínica pediátrica (50 leitos e três isolamentos), e 36 leitos de internação intensiva (UTI/UCI e Mãe Canguru), totalizando 121 leitos e 34 consultórios.

Um comentário em “Governo Nélio retoma obras do Hospital Materno Infantil

  • 26 de setembro de 2019 em 20:44
    Permalink

    A Dilma construiu um hospital, completo, na região da Faixa de Gaza, Palestina, ao custo de 10 milhões de dólares ! Já pra Santarém, ela mandou uma banana !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *