Defesa Civil de Santarém vistoria casa parcialmente destruída após ser atingida por raio

A Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), órgão ligado a Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), realizou nesta quarta-feira (05), vistoria técnica em uma residência localizada na Comunidade São Sebastião – Ramal Iruramã, região Eixo Forte. A casa foi atingida por um raio, durante forte chuva que caia sobre a cidade na terça-feira (04). A vistoria detectou danos estruturais, com 65% do imóvel queimado. 

“Atendendo a solicitação do Corpo de Bombeiros, fomos in loco verificar as condições de segurança do imóvel. Segundo a proprietária, no momento do desastre havia apenas uma pessoa na residência, mas graças a Deus não foi atingida pelo raio. Tiveram perdas de bens materiais e documentos pessoais da família. A casa possuía quatro cômodos e o incêndio destruiu totalmente um dos quartos e o banheiro”, relatou a Agente de Defesa Civil, Luciane Sousa.

Descarga elétrica prejudicou estrutura da casa

A Comdec orientou sobre a necessidade de fazer a demolição da parte comprometida do imóvel e também aos procedimentos a serem tomados para recuperar os documentos perdidos no desastre. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – (Semtras), será notificada para auxiliar a família.

Nos dias de chuvas a Defesa Civil pede que as pessoas se abriguem nos lugares mais seguros das suas casas e se afastem de janelas; não parar próximo de árvores ou redes elétricas; desligar todos os aparelhos elétricos das tomadas; não sair de casa na hora da chuva, somente em casos de extrema necessidade; se proteger dentro do carro também é uma boa alternativa e por último não tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

Em caso de emergência a Defesa Civil Santarém pode ser acionada pelo telefone (93) 3523-5170 ou 190 – Núcleo Integrado de Operações (Niop).

Fonte: Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *