Segurança: Aplicativo ‘SOS Maria da Penha’ é lançado no Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, realizou o ato de lançamento do aplicativo ‘SOS Maria da Penha’, ontem (9), no Palácio do Governo. A ferramenta é uma espécie de botão do pânico desenvolvido pela equipe do Centro de Informática e Telecomunicações (Citel) da Polícia Militar do Pará. Na oportunidade, o comandante da PM, coronel Dilson Junior, apresentou os dois policiais responsáveis pelo trabalho, os cabos Everton da Silva e José Nilson dos Santos.

“É motivo de alegria para nós uma ferramenta que tem o objetivo de diminuir o tempo de resposta da polícia no apoio às vítimas. Sendo um aplicativo idealizado e construído por dois praças que tiveram seus talentos reconhecidos por esta corporação e este governo”, disse Dilson Junior.

Nesta fase inicial, o aplicativo irá atender 160 mulheres, vítimas de violência doméstica, que são atendidas pela justiça com medida protetiva. A ferramenta vai além de um botão do pânico, pois contém informações atualizadas sobre a Lei Maria da Penha, e ainda permite que a vítima acione ao local, em tempo real, não só a polícia, mas também envie informações para três parentes ou pessoas próximas. A tecnologia dá as coordenadas exatas do local onde a vítima pede socorro.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Gilberto Martins, elogiou a iniciativa do Estado. “Tem um retorno imenso para a sociedade no sentido de dar agilidade ao atendimento às vítimas de violência doméstica”, disse.

O ato de lançamento também foi acompanhado por outras autoridades e a deputada federal Elcione Barbalho (MDB).

Ao falar da idealização e construção do ‘SOS Maria da Penha’, o governador também demonstrou orgulho da PM do Pará. “Aos militares que construíram este aplicativo, meus parabéns. Poderíamos muito bem ter licitado um software para criar este aplicativo. Mas não, nós estamos mostrando que é possível com uma prata da casa, com o nosso time, a competência e a qualidade do nosso servidor público, fazer esta ferramenta, sobretudo, a partir da PM, que atua no âmago da demanda, enfrentando a violência”, disse Helder.

O governador disse que o interesse é que, em uma próxima fase, o aplicativo seja aberto para toda mulher que precisar usar. Ele ainda destacou a efetividade da ferramenta tecnológica no enfrentamento à violência contra a mulher, cumprindo a lei e protegendo mais as vítimas.

Fonte: Dol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *