Covid-19 em Santarém: Equipe de monitoramento de casos suspeitos e confirmados é reforçada

Com objetivo de reforçar o monitoramento dos casos confirmados e de suspeitos relacionados à Covid-19, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instituiu nesta quinta-feira (02) uma equipe de referência técnica para acompanhamento diário dos pacientes no município. O monitoramento, por telefone, será acompanhado por profissionais da saúde. Cada um ficará responsável por zonas da área urbana, além das regiões de rios e planalto.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, que conduziu a reunião, explicou a estratégia para o monitoramento. “Reunimos na manhã de hoje com nossos técnicos para montarmos mais uma estratégia para ações de enfrentamento ao novo Coronavírus. Vamos reforçar o trabalho que vem sendo feito pelo setor de Epidemiologia da Divisão de Vigilância em Saúde, a Divisa, com os técnicos da Semsa para o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, via telefone, tanto na cidade, quanto na zona rural. Será entregue um celular para cada técnico de referência, que ficará em contato com os pacientes todos os dias. Sempre que os pacientes precisarem de alguma orientação, também, poderão entrar em contato com o profissional”.

Dayane informou, ainda, que cada técnico de referência vai trabalhar em conjunto com as Estratégias de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região, no monitoramento dos pacientes com quadro de síndrome gripal, que devem permanecer em isolamento domiciliar, assim como seus familiares.

Diariamente, os técnicos ligarão para verificar como está o quadro clínico dos pacientes e como está a evolução dos sintomas até a sua alta, ou se houve algum agravamento para procedimentos que demandem remoção à UPA 24h, ou qualquer outro serviço de referência.

O trabalho começa nessa sexta-feira (03), quando os números dos telefones serão repassados às equipes de saúde das unidades, para que o monitoramento seja de imediato. Assim que forem notificados os casos nas Unidades, que necessitem de isolamento domiciliar, será repassado o contato ao paciente, e o contato do paciente ao responsável técnico que fará o acompanhamento.

Diariamente será emitido um boletim epidemiológico da real situação dos casos de Santarém, que poderão ser acessados por outros setores da secretaria, no sentido de divulgar à população, os casos que estão em acompanhamento, e os casos que já passaram por essa etapa dos 14 dias da quarentena e já tiveram alta da necessidade do isolamento domiciliar.

Com essa medida, a Semsa espera ter dados mais concretos a respeito da situação de cada paciente, para um monitoramento mais eficaz.

Os profissionais técnicos de referência cobrirão as seguintes zonas:

Zona Leste

Técnico de Referência no monitoramento: Diego Braz. Contato: (93) 99222-8116

Bairros: Livramento, São José Operário, Uruará, Área Verde, Jutaí, Urumari, Maicá, Pérola do Maicá, Jaderlãndia, Santana e Urumanduba.

Zona Norte

Técnico de Referência no Monitoramento: Enf. Marcela Brasil Contato: (93) 99194-9910

Bairros: Centro, Santa Clara, Aldeia, Fátima, Aparecida, Laguinho, Mapiri, Caranazal, Liberdade, Salé, Santíssimo e Prainha.

Zona Sul

Técnico de Referência no Monitoramento:  Enfermeira Fabíola Guedes. Contato: (93) 99159-8939

Bairros:  Vitória Régia, Nova República, São Francisco, Matinha, Ipanema, Cambuquira, Mararú, Vigia e Santo André.

Zona Central

Técnico de Referência no Monitoramento: Enfermeira Maria do Desterro Rego. Contato: (93)99124-3830

Bairros: Esperança, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Interventoria, Diamantino e Floresta.

Zona Oeste

Técnico de Referência no Monitoramento: Enfermeira Tayane Matos. Contanto: (93) 9999-9999

Bairros: Alvorada, Conquista, Elcione Barbalho, Santarenzinho, Maracanã, Maracanã I, Nova Vitória, Novo Horizonte, São Cristovão, Residencial Salvação e Nova Jerusalém.

Planalto (comunidades das Rodovias Santarém-Cuiabá e Santarém-Curuá-Una) e Eixo Forte

Técnica de Referência no Monitoramento: Enfermeira Maria das Graças Almeida. Contato: (93) 99197-7119

Rios

Técnica de Referência no Monitoramento Eulália Ramos. Contato: (93) 99184-5525.

Todas as comunidades localizadas na região de rios.

Por Agência Santarém

RG 15 / O Impacto
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *