Bocão Ed. 1298
DESESPERO DA CLASSE
Diversos empresários locais estão desesperados em decorrência da falta de faturamento, com as vendas zeradas. Os empresários não conseguem encontrar uma luz no final do túnel e o Tribunal Administrativo da SEFA, continua julgando processo causando ainda mais prejuízos com o resultado em uma época de crise.
CAPITAL DE GIRO
Por meio de seus representantes e em posse de estudos estratégicos, os empresários deveriam informar aos órgãos da administração pública, fornecedores e bancos os prejuízos que a crise vem causando no capital de giro de suas empresas, como forma de manter seus direitos durante e depois da crise. Se não agirem assim, esses direitos serão preclusos, através do procedimento espontâneo. Nesse caso, os credores não podem cobrar juros e multas enquanto permanecer o Estado de Calamidade.
CAPITAL DE GIRO 2
O Coronavírus está causando prejuízos às atividades dos empresários que já são sacrificados pela alta carga tributária, e por inúmeras dificuldades em decorrência das constantes crises financeira e econômica, eles estão preocupados com uma possível falência de seus negócios, já que as vendas para uns não existem e para outros reduziu em 70%. Essa situação está deixando os empresários sem pagar fornecedores e seus funcionários e os bancos particulares deveriam ajudar concedendo empréstimo com 1% de juros ao mês para seus clientes.
CAPITAL DE GIRO 3
Código Civil, art. 393. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não houver por eles se responsabilizado. Parágrafo único. O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não eram possíveis evitar ou impedir.
ARRECADAÇÃO
Com o comércio e os prestadores de serviços sem emitir notas fiscais, é inevitável a queda de arrecadação do município através do ICMS e ISS, podendo chegar a 70% da arrecadação Municipal, Estadual e União. Os empresários devem agir para justificar a falta de recolhimento dos impostos.
DEMISSÃO
Empresas de alimentação (padarias, restaurantes, e afins) começam a efetuar a demissão em massa de seu corpo de colaboradores, sem conseguir pagar o acerto rescisório, o que implicará em maiores dificuldades aos trabalhadores para conseguir sustentar suas famílias. A culpa não é dos empresários, é do estado de força maior criado pela pandemia. Por esse motivo, os empresários devem exigir da classe procedimentos técnicos para garantir seus direitos e de seus colaboradores, sem juros e multas quando forem pagar.
METADE DO SALÁRIO
Um vereador está analisando a possibilidade para ingressar com uma medida para reduzir em 50% os salários dos vereadores e também dos secretários para evitar atraso na folha de pagamentos dos servidores e dos contratados pela prefeitura.
FESTAS
As autoridades estão preocupadas com as festas no final de semana nas residências. As Polícias Militar e Civil estão agindo e vão coibir tal prática, que atrasa o combate ao Coronavírus e prejudica, acima de tudo, quem tem que manter suas lojas e escritórios fechados.
LICITAÇÃO
Com a crise as prefeituras estão desobrigadas de fazer licitação, mas devem juntar pesquisas de preços pra evitar superfaturamentos. A Lei de Responsabilidade Fiscal vai apenas fiscalizar e controlar os gastos com pessoal e dívida consolidada, ajustes emergenciais e despesas extraordinárias, essas vão ficar por conta e responsabilidade dos prefeitos, porém, com prestação de contas.
MÁSCARA
A Senhora Adriane Lima, ficou triste com o que viu em alguns comércios e na fila da Receita Federal: “Eu era uma das poucas com máscara. Vi pessoas se cumprimentando com as mãos, como se nada estivesse acontecendo. Sinto que a maioria não se deu conta da seriedade da situação. Essa triste constatação que estamos vivenciando nas ruas, pode causar sérios danos à população. O decreto do Prefeito Nélio está correto, decretando que todos fiquem em suas casas após as 21 horas”.
Pelo que li na coluna e nos comentários, não é para a Sefa fiscalizar e nem para o Tarf julgar processos. Não é para ninguém pagar tributos. O sistema público de saúde vai funcionar durante a pandemia na base do milagre?
Engraçado que todos os setores pararam. Mas o TARF continua julgando.
Eu vejo um monte de empresários reclamando e criticando os valores das coisas. Mas eu quero é ver o estado pedir um orçamento pra esses mesmos empresários pra ver o valor da cotação que vao repassar. Tudo hipocrisia.
As pessoas realmente nao estao levando a sério nenhum pouco as recomendações dos profissionais de saúde. Está difícil nossa situação.
Sinto muito pelos funcionários que estão ou vão ser demitidos, mas não tem outro jeito senão a conta não fecha.
Acho extremamente justo e necessário esse corte no salário dos vereadores e secretários. Cheios de regalias e privilégios com o povo se lascando. CORTA TUDO!
Cadê o Helder pra impor situação que flexibilizam situações para os empresários?
Arrocha lá Helder, se já não bastasse a crise da pandemia, agora um crise mais grave econômica?
SEFA TA ARROCHANDO SEM PENA
VAMOS VER MESMO SE ESSES VEREADORES DOAM A METADE DE SEU DINHEIRO
HAHAHA…
DU – VI – DO
Só sei que o pessoal ta brincando mesmo com esse tal coronavírus
Pq o povo anda na rua como se nada estivesse acontecendo
Banco tá uma cagada
será q tão achando que realmente é uma gripezinha?
A SEFA não pode fiscalizar os empresarios nesse momento, A situação está difícil. esse ano está ruim e vai ficar também ruim demais.
O Prefeito Nélio está trabalhando e muito para atender a população, embora não tenha recurso suficiente para atender 100%. Parabéns prefeito.
A Receita Federal não tomou nenhuma providencia para evitar a fila o governo do Pará resolveu. Quem tem mais iniciativa?
O bocão é coerente e diz a verdade, só que os empresários não reagem e não seguem o bocão, parece que ficam com medo de agir.
Eu posso perder meu emprego pela pressão que os empresários estão sofrendo sem vendas. Sei que é dificil, porém, sem emprego como vamos comprar remedio?
Tem que parar com todo tipo de festa sim! Essa galera só vai respeitar a quarentena quando as vítimas forem familiares ou conhecidos.
O Helder pede para as pessoas ficarem dentro de casa e a SEFA fica julgando processo. É uma coisa ou é outra. E julga processo contra os empresarios na situação de crise. Esse Helder não sabe o que quer.
Acho muita cara de pau eles continuarem julgando processo nessa pandemia que ta rolando. Como os empresários vão arranjar o dinheiro pra pagar tudo isso?
O pessoal nao ta respeitando nao
O Pior que foi só no primeiro dia aquele enxame de policiais nas ruas
Hoje a gnt nao vê mais aqueles carros todos, assustando as pessoas
Tem que tocar o terror mesmo
Tem muito malandro fazendo altas festas em casas por ai
Como assim tu não vê a polícia na rua? Só se tu, realmente, não sair de casa mesmo porquê tem polícia em todo canto.
Prefeitura tem que decretar uso obrigatório do uso de máscaras, igual a muitos municípios no Brasil. Pronto, acaba com essa avacalhação.
Helder dá um show em pesquisa de preço, SQN. kakakakakakakakaka
A Polícia Militar, fechou uma igreja lá perto de casa, imagine festinha em casa de desocupado. Vamos é denunciar.
A defesa administrativa de futuras cobranças (Auto de infração ou notificação fiscal) é uma importante ferramenta que o Contribuinte possui a seu favor. E hora de usar as armas que temos contra o fisco que insiste em fechar os olhos para a situação dos empresários.
Detalhe, continua julgando processo e ainda deixando empresas como ativo não regular. Os servidores podem ter parado mas o sistema continua rodando.