INSS vai prorrogar benefício de quem já recebe auxílio-doença
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que já estão recebendo auxílios-doença terão seus benefícios automaticamente prorrogados pelo órgão, enquanto perdurar o fechamento das agências da Previdência Social em função da pandemia do novo coronavírus. Com agências fechadas, INSS vai prorrogar automaticamente benefício de quem já recebe auxílio-doença A Portaria 552, que autoriza a ampliação da validade do benefício, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (dia 29) e já está em vigor.
Para que a extensão do prazo do benefício seja possível, o INSS ampliou o limite máximo de pedidos de prorrogação para até seis requerimentos que, ao serem efetivados, vão gerar a prorrogação automática. Isso vai durar enquanto o atendimento presencial nas agências estiver suspenso. Antes, eram permitidas, no máximo, três solicitações.
Os segurados, portanto, precisarão pedir a prorrogação pelo portal Meu INSS ou da central 135. O requerimento poderá ser feito nos últimos 15 dias do auxílio.
O órgão já tinha assegurado a renovação automática do benefício a quem já tinha uma perícia médica agendada e não pôde realizá-la por causa das agências fechadas. Para isso, basta anexar o atestado médico no Meu INSS.
Veja como acessar o Meu INSS e pedir a prorrogação
A central de serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder a perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.
Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter, pelo menos, nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, no mínimo.
Depois de cadastrado, o segurado deverá clicar em “Entrar”. Uma tela do portal gov.br se abrirá para informar o CPF e a senha.
Fonte: Jornal Extra