Caixa descumpre Decreto e população é exposta em filas enormes e aglomerações

A quinta-feira (30/04) registrou mais um dia de muito tumulto e aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal de Santarém.

As filas iniciaram ainda na noite anterior. Crianças e pessoas do grupo de risco também estão sendo expostas a um possível contágio da covid-19. Mesmo com a divulgação em massa da necessidade de se evitar aglomerações e a determinação do decreto municipal que obriga a utilização de máscaras, o flagrante registrado na agência da avenida Tapajós, demonstra que parte das pessoas não atendem aos critérios.

A Polícia Militar foi mobilizada e uma equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) esteve no local para verificar as demandas das pessoas, em especial daquelas que estavam a procura de informações e saque do auxílio emergencial.

Apesar do Decreto Estadual 609/2020, publicada em Diário Oficial do Estado no dia 7 de abril, determinar que bancos, casas lotéricas, supermercados, farmácias e afins são obrigados a distribuir máscaras, higienizar seus equipamentos a cada uso pelos clientes e oferecer aos usuários meios de higienização, o que se constata é o descumprimento das determinações.

Ainda de acordo com o Decreto, também é obrigatória a marcação de lugares nas filas de estabelecimentos de atendimento ao público, com a distância mínima de 1 metro para pessoas com máscara e 1,5m para pessoas sem máscara, inclusive na área externa.

Existe questionamento sobre o descumprimento da norma. “Já vi comandante e dono de embarcação sendo levado para a delegacia porque descumpriu decreto do estado. E porque ninguém toma providências sobre o que acontece aqui na Caixa. Pelo descumprimento, também deveriam levar para a delegacia o gerente do banco”, disse revoltada a autônoma, Joana Assis, que há dias tenta resolver a questão do auxílio emergencial.

RG 15 / O Impacto com foto de Nilson e Francis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *