Artigo – Sistema financeiro mundial está a beira da reconfiguração para o ciclo asiático

Por Oswaldo Bezerra

Parece que as impressoras do Federal Reserve dos EUA vão trabalhar como metralhadoras, Vão imprimir o dinheiro Fiat mais utilizado no mundo, o dólar, segundo Jerome Powell. O presidente do FED afirmou também que a impressão vai até terminar a crise econômica provocada pela pandemia.

Pelo fato da metralhadora/impressora de dólar do FED estar lutando contra a crise econômica, os grandes bancos americanos, como JPMorgan e Goldman Sachs já recomendam seus clientes investirem em ouro em vez de dólares. Medidas monetárias e fiscais sem precedentes em todo o mundo pode levar a um crescimento mais fraco a longo prazo e à depreciação da moeda FIAT, elevando os preços do ouro, afirmou a agência da Bloomberg.

O Dólar, em termos de desvalorização maciça das moedas FIAT mundiais, será o menos afetado, mesmo assim os bancos veem o ouro como principal ativo para os clientes, cujo valor permanece em alto nível. No final de março, o Goldman Sachs já indicava aos clientes, investimentos em ouro, quando ainda era 10% mais barato do que agora.

Os banqueiros veem não apenas riscos inflacionários, mas também riscos geopolíticos associados ao dólar e vulnerabilidades no sistema financeiro dos Estados Unidos. O JPMorgan indicou que oponentes dos EUA agora têm oportunidades tecnológicas que ameaçam a hegemonia dos EUA na esfera financeira. Quando a ideia de moedas digitais do banco central começa a ganhar força, os EUA podem ficar de fora e perder um aspecto importante de seu poder geopolítico, segundo o JPMorgan Chase & Co.

Não há país que perca mais com a entrada da moeda digital do que os Estados Unidos. Caso a China e a União Europeia consigam criar tecnologias digitais de Yuan e Euro, que funcionem fora do sistema bancário tradicional, há um enorme risco de que o dólar fique de fora do comércio internacional.

O fato dessas moedas digitais não precisarem de um sistema SWIFT será um grande problema para o domínio financeiro dos EUA no planeta. Os EUA usam a desconexão desse sistema como uma sanção ou punição contra nações que não se deixem subjugar geopoliticamente.

É difícil prever quando e de que forma o sistema financeiro mundial será reconfigurado. Os grandes agentes geopolíticos já estão se preparando para a reconfiguração. Muito antes da pandemia de corona vírus e das primeiras experiências chinesas com o Yuan digital, vários bancos centrais, incluindo os de alguns aliados dos EUA, começaram a comprar ouro ou repatriar ouro armazenado no exterior. Junto com o bitcoin, o ouro é o melhor bote salva-vidas para atravessar esta mudança.

E essa história de que o mundo dará as costas para a China após a pandemia, será verdade? O Chefe da diplomacia da União Europeia apelou para uma estratégia mais robusta em relação à China, em meio a sinais de que a Ásia está substituindo os EUA como centro do poder global .

O chefe das Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, disse durante uma conferência anual realizada semana passada, que “os analistas predizem há muito sobre o fim do sistema liderado pelos norte-americanos e a chegada de um ciclo asiático. Isso agora está acontecendo diante de nossos olhos” .

RG 15 / O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *