Polícia Civil faz balanço do 2° dia de Lockdown em Rurópolis

 

No início da noite de quarta(03) a Polícia Civil divulgou um balanço do 2° dia de LOCKDOWN no Município. Segundo o Delegado, Dr. Ariosnaldo da Silva Vital Filho logo pela manhã pode-se notar uma certa movimentação de pessoas e veículos em alguns bairros da cidade, inclusive no Centro da cidade.

Alguns estabelecimentos comerciais considerados essenciais estavam funcionando com fluxo expressivo de pessoas que concentravam grande quantidade de veículos como motocicletas e automóveis na frente dos comércios, o que não foi visto no 1° dia . Estes foram advertidos pela Polícia Civil e agentes de vigilância. Alguns pedestres foram flagrados usando de forma incorreta as máscaras de proteção (queixo), principalmente aqueles que fazem uso contínuo de cigarros, celulares ou que faziam lanches pelas avenidas, estes também foram advertidos a observarem os padrões de proteção contidos em lei.

Algumas pessoas foram abordadas pelos Policiais Civis, as quais, munidas de documento com foto e declaração impressa, justificaram a necessidade de deslocamento na cidade, sendo que a uma munícipe foi lhe orientada, por trabalhar no comércio até as 16h e após o horário, precisar realizar tratamento dentário, precisaria registrar na declaração previamente a assinatura ou observação do Consultório onde ocorrerá o atendimento a fim de demonstrar transparência jurídica em seu ato, se assim preferir, e afastando a imediata incidência de crime de falsa declaração previsto no artigo 299 do Código Penal o que pode levar a uma apresentação imediata a Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

Nota-se ainda uma certa quantidade de pessoas que procuram os serviços bancários na cidade e na Casa Lotérica, contudo verificou-se a observância do distanciamento entre os clientes e o respeito às normas de higiene e uso de máscaras durante a espera do atendimento. Já no final da tarde chegaram algumas denúncias de estabelecimentos que estariam ultrapassando o horário estabelecido no decreto para o seu fechamento, fato este comunicado para que haja um maior rigor em sua fiscalização e aplicação de multa pelo ente tributário competente à pessoa jurídica violadora da norma. Também durante o dia continuaram sendo deflagradas as barreiras sanitárias como atividade integrante e contínua do LOCKDOWN.

A Polícia Civil conta com o apoio dos Policiais Militares da 17ª CIPM que atuam na zona Urbana e Rural, além dos agentes da vigilância sanitária neste período de fiscalizações. Até o final do dia ninguém foi autuado levando-se em consideração o fator educativo, contudo nós próximos dias a intenção é intensificar as fiscalizações e fazer aplicação da lei em caso de não cumprimento.

A Autoridade Policial da cidade, Dr. Ariosnaldo da Silva Vital Filho parabeniza a tomada de conscientização dos munícipes e agradece o empenho dessas pessoas em fazerem suas partes enquanto cidadãos em prol do bem comum e pede para que haja uma maior comunhão de esforços a fim de mudar este quadro visto hoje na cidade e aumentar os índices de isolamento no período de Lockdown coibindo a propagação do vírus.

Por Rafael Duarte
RG15/O Impacto

Um comentário em “Polícia Civil faz balanço do 2° dia de Lockdown em Rurópolis

  • 4 de junho de 2020 em 20:51
    Permalink

    Metrópole tem mesmo muita gente, dá um trabalhão !

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *