Santarém 359 anos: nova Vila Arigó é entregue pela Prefeitura à população de Santarém

Há lugares que transmitem paz pelas belezas naturais que possuem. Poder contemplar o rio e sentir o vento no rosto é um privilégio. Santarém já conta com um novo lugar de lazer e contemplação. A Vila Arigó, que já era ponto de encontro, está diferente, está mais bela e aconchegante. O mais novo ponto turístico é palco de uma bela paisagem, que proporciona lindas fotos. A nova orla foi entregue à população na noite desta quinta-feira (02), na programação de 359 anos de Santarém.

Foi com as bênçãos do arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, que a cerimônia iniciou. “A cidade de Santarém tem vocação turística e queremos abençoar esta obra”.

A obra beneficiará diretamente sete mil pessoas, somente no bairro da Prainha. Uma delas é o Senhor Adalberto Jânio dos Reis, conhecido por muitos como Bocó, que acompanhou detoda a obra e se emociona ao ver as mudanças que ocorreram no espaço.

“Eu não tenho palavras para expressar o meu sentimento. Atendíamos muitas pessoas, mesmo sem muita estrutura. Agora tenho certeza que a movimentação vai melhorar. Tenho 60 anos e vi muitas promessas sendo feitas. Mas graças a Deus e a administração do nosso município que hoje temos uma Vila Arigó mais bonita. Aqui o sentimento de todos é de gratidão”.

Daniel Simões, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), explicou o andamento da obra e a importância do espaço para a cidade.

“Quem passa por aqui vê como está bonito. Uma nova orla surgiu e agora Santarém já conta com mais este ponto turístico. Asfaltaram a Rua Amazonas (241,50m) e um trecho da Borges Leal (28m). O projeto urbanístico consta a construção de quiosques, banheiro, playground, bancos e estacionamento, em uma área total de 4.189,47 m². A urbanização da orla da Vila Arigó vai alavancar o nosso turismo e também a economia do lugar”.

O presidente da Câmara de vereadores, Emir Aguia,  ressaltou a importância da obra para o bairro e para a cidade. “É mais uma obra concluída, graças a uma emenda do deputado federal Priante [MDB]. Ele que olha com carinho para Santarém e sempre está aqui entregando obras, melhorando consideravelmente a vida de muitos santarenos”.

Com muito entusiasmo, o deputado federal falou da história da Vila Arigó e anunciou mais recursos para Santarém. “Estamos em um momento diferente, estamos enfrentando essa pandemia, e com muita habilidade Nélio Aguiar está administrando muito bem a cidade de Santarém. Estou aqui com um mix de sentimentos, de alegria e gratidão. Ao ver esse espaço público tenho em minha lembrança um lugar cheio de mato e buraco. Nélio me fez o desafio da gente mudar e hoje participo mais uma vez de uma inauguração aqui. Mais que uma entrega de uma nova orla é o reencontro com a história da cidade. Retrata um episódio muito importante que é a participação dos nordestinos. Famílias que vieram do Nordeste e trouxeram a força do trabalho. Agora, Santarém conta com mais uma janela urbanizada. Eu vejo crianças e famílias aproveitando a orla. Mas, a cidade merece mais e em comemoração aos 359 da cidade gostaria de deixar mais presentes para Santarém.  O município receberá recursos para revitalização do Belo Centro, para o custeio de materiais de saúde e r$ 6 milhões para a infraestrutura na vila de Alter do Chão. Essas obras são para várias gerações”.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, em seu pronunciamento enfatizou o acolhimento do povo santareno e agradeceu a parceria com o deputado Priante.

“Santarém acolheu os migrantes nordestinos porque o santareno é acolhedor. Nós estamos aqui não só resgatando sonhos, nós estamos aqui cumprindo o compromisso que temos com a população. A Vila Arigó agora é uma área de lazer. Eu sou um arigó de palavra e junto com uma equipe compromissada estamos realizando trabalhos sérios. Então eu só tenho a agradecer a Deus, ao secretário Daniel Simões que esteve à frente dessa obra, ao deputado federal José Priante e a esse povo que lutou pelo seu sonho”.

A inauguração da Vila Arigó encerrou com o descerramento da placa, a qual contou com a presença dos prefeitos de Mojui, Jailson Costa, e de Uruará, Gilson Brandão, além de vereadores e secretários municipais.

Por: Agência Santarém

Imagem: Agência Santarém

Um comentário em “Santarém 359 anos: nova Vila Arigó é entregue pela Prefeitura à população de Santarém

  • 3 de julho de 2020 em 15:33
    Permalink

    Não deixa de ser importante a inauguração de mais um trecho da orla. No entanto, não consigo entender por que nenhum prefeito quis encarar a elaboração de um projeto – e ir atrás dos recursos – que contemplasse a urbanização da orla desde a praça São Sebastião até o Uruará (que, aliás já tem 1 km urbanizado), principalmente se considerarmos que uma realização desse porte tem o condão de render imensos dividendos políticos para o alcaide de plantão. Que pelo menos se ele não conseguisse fazer no seu mandato todo o projeto, mas pelo menos que fizesse uma parte, e o próximo prefeito fizesse outra parte e assim por diante. Por exemplo, poderia fazer da praça até a Av. Borges Leal ou até a Av. Mendonça Furtado, que seja, mas que aos poucos ela fosse sendo construída. O que falta para nos nossos gestores: visão? coragem?, porque os benefícios econômicos (turísticos) e sociais seriam grandes para cidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *