Polícia Civil investiga roubo de cargas na BR-163, no oeste do Pará
A Polícia Civil tem reforçado as frentes de trabalho no município de Belterra, no Pará. A região vem sofrendo com assaltos articulados por associações criminosas que atuam na prática de crimes nas estradas que ligam as cidades de Santarém, Belterra, Rurópolis, Itaituba, Placas e Uruará. O modo operacional das quadrilhas sempre é o mesmo: aproveitam que a BR-163 não tem sinal de internet e nem de telefonia, executam roubos de cargas valiosas.
Balanço – Em 2020, a Delegacia de Belterra registrou quatro roubos dessa envergadura, sendo subtraído nele uma carga de cigarro avaliada em R$ 500 mil, uma carga de cerveja que, por circunstâncias alheias, não foi subtraído o cofre do caminhão, carga de gêneros alimentícios e bebidas alcoólicas avaliadas em R$ 30 mil entre outras.
Diante dessa situação, os agentes da Polícia Civil da região têm feito investigações a fim de inibir as práticas criminosas nas áreas. Durante as ações foi dado inicio no mês de junho a “Operação Carga Pesada”, que resultou na possível localização de um mercado comercializando diversas bebidas alcoólicas que teriam sido subtraídas.
Com as investigações em andamento foi possível prender preventivamente no dia 02/09, na cidade de Marabá, um dos indivíduos que participou de, pelo menos, um dos roubos em apuração.
Em interrogatório, o preso delatou o modo de operação esquema criminoso. Foi levantado que diversas pessoas fazem parte e são oriundos de localidades de Santarém, Uruará, Placas e de um suspeito que reside no Maranhão.
De posse do mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão, equipes da Polícia Civil se deslocaram até as localidades para os devidos cumprimentos, porém os alvos não foram localizados.
Durante as diligências foram localizados e apreendidos diversos materias suspeitos de serem fruto do roubo ocorrido na BR 163. Cerca de 100 munições de diversos calibres e quantia em dinheiro foram apreendidas.
As investigações seguem e conta com apoio de agente da superintendências Itaituba e Santarém.
RG 15 / O Impacto