Artigo – A guerra de Estados e bancos contra as criptomoedas

Por Oswaldo Bezerra

Não há mais dúvidas de que a “Grande Reinicialização Econômica Mundial” está em andamento e nada, nem o Brexit, nem o Bitcoin ou a reeleição de Donald Trump, ou Bolsonaro vai impedir a tentativa de realizá-la.

O sistema do mundial está falhando. O custo de manter a ilusão de lucros infinitos supera o retorno do investimento nela. É por isso que o mundo está se afogando em dívidas e o sistema estagnou.

Bem a na nossa frente um movimento poderoso tenta se proteger e trabalha para estabelecer uma utopia neofeudal. Quanto mais forte eles pressionam mais forte é a reação. Por mais que se tente manipular o sistema financeiro e as regras de engajamento, as leis da física não podem ser revogadas. É a Terceira Lei de Newton – para cada ação há uma reação igual e oposta.

Hoje, o Bitcoin é a reação natural ao fim daquela era, em que os bancos centrais foram expostos como imensos esquemas que criaram as condições que colocam o mundo à beira de um colapso sistêmico.

Países estão se reinventando. A Venezuela está transformando toda sua economia a base de criptomoedas, para fugir do bloqueio dos EUA. O Brasil está implantando o PIX, que deverá aquecer sua economia, principalmente pela facilidade nas negociações comerciais.

Você pode gastar seu dinheiro rapidamente, mas pode criar um limite de gastos no aplicativo. É sem volta, muitos estabelecimentos passaram a não mais aceitar o enfadonho dinheiro. Não querem ter problema com troco ou em ser enganados por notas falsas.

Pagamentos e transferência eletrônica como o PIX já é corriqueiro na China há quase 7 anos. São fáceis de serem realizados, rápidos e seguros. Pode usar celular, chave e até reconhecimento facial.

O problema do PIX é o poder que o Estado terá sobre o mesmo e a possibilidade dele pode trazer ao cidadão. Estará na mão do Banco Central. E se ele for privatizado. Privatizado a população sofrerá com abusos do sistema financeiro? Na China os Pix´s de lá são privados, e não há abuso de tarifas, pelo menos ainda.

Muitos governos estão amplamente tentando manipular a opinião pública para o não uso de criptomoeda. Sem dúvida o desejável é que todos os sistemas de transferência e pagamento sejam comandados unicamente pelo Blockchange. O mundo está mudando e dinheiro em papel e moeda logo será peça de museu. Não iremos querer que nossa liberdade econômica também vá para este mesmo museu.

 

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *