Técnicos de Transmissão de dados participam de treinamento em Belém, Santarém e Marabá

Treinamento – Mais de 445 técnicos que atuarão na área de Tecnologia da Informação na transmissão satelital em locais mais distantes do nosso Estado participam de uma capacitação que aborda os testes de urnas, sistema de apuração e plano de contingência, tudo para garantir a transmissão do resultado das Eleições 2020.

Até sexta-feira, 23 de outubro, os técnicos que atuarão na Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Baixo Tocantins participaram de uma extensa programação de capacitação, realizada no Hotel Beira Rio, em Belém. Na semana de 26 a 30 de outubro a programação será realizada nas cidades de Marabá e Santarém, reunindo aproximadamente mais de 220 técnicos.

O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Felipe Brito, garante que o momento mais aguardado pelos participantes é quando todos vão testar a transmissão de dados. “Ela precisa ser feita em um lugar que tenha possibilidade de apontar para o céu, este ponto é noroeste do pôr do sol. E esta prática é construída em uma área externa”, explica.

O TRE do Pará é o segundo regional  do país em contratação de técnicos de apoio as eleições. Uma das atividades dos profissionais de TI é fazer com que a votação ocorra normalmente, fazendo que a votação eletrônica não tenha nenhum tipo de interrupção.

“Os técnicos de satélite são os responsáveis pela transmissão de resultados. Esses técnicos de 451 lugares fazem a transmissão de um modem satelital de qualquer localidade, do meio de uma região de garimpo ou ribeirinha, conseguem transmitir em tempo real apenas apontando para o satélite”, explica o secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Felipe Brito.

 

RG 15 / O Impacto com informações do TRE-PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *