Artigo – Vídeo: As imagens surpreendentes de uma senhora piloto de acrobacia

Por Oswaldo Bezerra

É difícil saber quem foi o primeiro piloto a colocar o avião em atitudes e acelerações diferentes. A acrobacia aérea é uma atividade tão antiga quanto à própria aviação. Com o passar do tempo, o repertório de figuras acrobáticas cresceu com técnica, mas também com segurança.

A acrobacia aérea de precisão, além de ser uma técnica de pilotagem, é um método de voo e de aprendizado. Ela é indicada tanto para quem deseja aprender a acrobacia com objetivo de melhoria da segurança de voo, tanto para quem deseja praticá-la como esporte ou hobby.

Quem pratica acrobacias aprende a ter disciplina profissional, autoconfiança, destreza, precisão, domínio do voo, acuidade de visão e rapidez de interpretação. Tudo isso se pode ver na rede social Reddit, onde um vídeo incomum está ganhando fama em que uma senhora piloto sorri e cumprimenta a câmera enquanto faz acrobacias aéreas.

O rodapé do vídeo não diz nada sobre a nacionalidade do protagonista. Somente pelos comentários os internautas descobriram que a piloto é russa e que seu nome é Svetlana Kapánina. Ela é sete vezes campeã absoluta de esportes aéreos entre as mulheres. Em 2005 foi condecorada pela Federação Aeronáutica Internacional como “o melhor piloto do século”.

No vídeo, Kapánina mostra diferentes figuras de acrobacias perto do Parque Olímpico da cidade de Sochi. Embora o vídeo tenha cinco anos, os usuários até agora estão surpresos com a elegância com que o piloto controla o avião.

“É simplesmente inacreditável! Na maioria das vezes, parece que ele está indo para o trabalho”, escreveu um internauta.

“Quando ele acenou para a câmera, corei completamente”, admitiu um dos usuários.

“Eu também, como se ela estivesse me cumprimentando pessoalmente!” Disse outra.

“Sua confiança, experiência e robustez a torna estupidamente atraente”, disse um internauta maravilhado.

RG 15 / O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *