Câmara Municipal de Santarém debate sobre a campanha “Novembro Azul: no combate ao câncer de próstata”

Aconteceu na tarde da última terça-feira, 05/11, no Plenário Benedito Magalhães, uma sessão de Tribuna Livre que discutiu a saúde do homem. O que é o Novembro Azul? É um mês dedicado a luta contra o câncer de próstata, que é o segundo câncer que mais mata homens. Por ano cerca de 14 mil homens morrem em decorrência desse câncer, perdendo apenas para o câncer de pele.

Compuseram a mesa de debates: o Hospital Regional do Baixo Amazona- HRBA; a Secretaria Municipal de Saúde- SEMSA; o Hospital Sagrada Família; o Hospital da UNIMED; a 9ª Regional da SESPA; o Conselho Municipal de Saúde e a OAB. A sessão teve como autor o Patriota, Alaércio Cardoso e teve como objetivo criar um debate e encontrar melhorias para esse tratamento precoce da saúde do homem.

O autor Alaércio disse, “trouxemos órgãos importantes para esse debate e após ouvirmos todas as demandas, retiramos importantes encaminhamentos. Essa campanha vem para servir de alerta, nós homens temos que deixar esse preconceito de lado e cuidarmos da nossa saúde, um diagnóstico rápido ajuda a combater a mortalidade”.

A campanha serve para que seja criado um mecanismo dentro da Secretaria Municipal de Saúde para tratar exclusivamente da saúde do homem, para que seja trabalhada uma política de prevenção desde o primeiro contado desses homens nas UBS’s. “Vamos provocar o Executivo, vamos trabalhar para que seja criado um Centro de Referência voltado especificamente para a saúde do homem e vamos fazer campanhas de prevenção. Esse é o nosso papel” finalizou Cardoso.

Encaminhamentos – Fortalecer a saúde básica do homem nas Unidades de Saúde; formar uma Caravana da Saúde para atender a zona rural do município e transformar um centro de referência em “Centro de Referência da Saúde do Homem”.

 

RG 15 / O Impacto com informações da Câmara Municipal de Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *