Artigo – A China acaba de concretizar sua maior vitória no campo diplomático neste século

Por Oswaldo Bezerra

A própria criação do BRICS já foi a grande plataforma lançada no mundo para o “multilateralismo”, uma vez que envolve 4 das 5 potências mundiais. Multilateralismo é um termo, nas relações internacionais, que se refere a vários países trabalhando em conjunto sobre os temas centrais globais. Com o “multilateralismo” a característica atual de uma única superpotência determinando o destino do mundo se encerra.

Um grande passo para isso foi o acordo de Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP) que foi assinado entre os 15 países participantes neste domingo, lançando o maior bloco de livre comércio do mundo. Os países participantes incluem os 10 países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático além de China, Japão, Coréia do Sul, Austrália e a Nova Zelândia.

A assinatura do RCEP é uma vitória do “multilateralismo” e do livre comércio. Os 15 países participantes do RCEP respondem por cerca de 30% da população global, produto interno bruto global e comércio global.

O acordo RCEP irá acelerar a construção da comunidade econômica da ASEAN e, assim, permitir que a ASEAN se torne um parceiro dinâmico e forte na promoção da cooperação para a prosperidade compartilhada. A assinatura ocorreu após 30 rodadas de negociação. Fundada em 1967, a ASEAN agrupa Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. O Vietnã é a cadeira da ASEAN para 2020.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *