ADVOCACIA DE LUTO

O presidente da OAB/Santarém, Ubirajara Bentes Filho, veio a óbito na terça-feira, dia 17, de complicações decorrentes da covid-19. Ele estava internado a cerca de um mês no Hospital Regional do Baixo Amazonas, e há 15 dias encontrava-se intubado.

À frente da OAB/Santarém por três mandados consecutivos, Birinha, como era carinhosamente chamado pelos amigos, também teve forte atuação na formação de novos advogados, com quase três décadas atuando na docência.

No período que esteve internado, o quadro de infecção pulmonar se agravou. Segundo a família de Birinha, que era diabético, as bactérias tornaram-se resistentes aos antibióticos e ele não estava respondendo ao tratamento.

Em nota, a OAB/Pará por meio do presidente Alberto Campos, ressaltou a atuação destemida de Ubirajara, que conquistou o respeito dos colegas de profissão e era considerado uma das maiores lideranças da advocacia paraense, principalmente na região oeste do Pará.

“Exemplar diretor da Ordem e incansável defensor intransigente das prerrogativas profissionais, o advogado santareno deixa um legado inestimável ao Sistema OAB Pará. Grande referência na defesa da cidadania e das garantias constitucionais, Ubirajara Bentes Filho também exercia com dedicação a docência. Durante anos, colaborou com a formação de gerações de advogadas, advogados e juristas. Por onde atuou, esbanjou alegria e amor às funções que desempenhava. Em razão da perda sem precedentes do inesquecível profissional, o presidente da seccional paraense, Alberto Campos, decretou luto oficial de três dias na instituição, uma justa homenagem ao advogado que marcou época na advocacia regional”.

JUDICIÁRIO LAMENTA PERDA DE UBIRAJARA

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), através do seu presidente, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, e do diretor do Fórum da Comarca de Santarém, Cosme Ferreira Neto, manifestaram-se com profundo pesar pela morte prematura do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santarém, Ubirajara Bentes de Souza Filho:

“A Comarca de Santarém decretou luto oficial de três dias. Ubirajara Bentes de Souza Filho, que participou intensamente da vida do Judiciário na região, morreu na última terça-feira, 17, aos 58 anos, vítima de complicações da Covid-19. Na advocacia paraense, é considerado um dos maiores líderes da Região Oeste do Pará. Natural de Santarém, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela UFPA e pós-graduado em Direito Processual Constitucional, Processo Civil, Processo Penal e Processo Trabalhista (Maurício de Nassau); em Direito Público e em Direito de Família (Universidade Luterana do Brasil); e em Metodologia da Educação Superior (Universidade da Amazônia). Ubirajara atuou como professor universitário de 1989 até 2018, na Unama. Também foi docente no Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém – Centro Universitário Luterano de Santarém (ILES/CEULS/ULBRA), de 1997 até os dias atuais. Ele foi um dos fundadores do Núcleo Regional de Santarém do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e ainda diretor-secretário da Educação Superior do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino no Estado do Pará (SINPRO-PA). Na OAB, foi eleito duas vezes Conselheiro Subseccional e integrou inúmeras Comissões de Trabalho e de Assessoramento do Conselho Subseccional de Santarém. Em 2012, foi eleito o 10º presidente da OAB Subseção de Santarém, com 58% dos votos, sendo eleito três vezes presidente da OAB Santarém: triênios 2013-2015, 2016-2018 e 2019-2021. Com mais de 25 anos de exercício profissional, Ubirajara Bentes Filho ingressou nos quadros da instituição em 1994”.

Por Edmundo Baía Jr.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *