Em 6 meses, Ambulatório Itinerante realizou 14 mil atendimentos

O Ambulatório Itinerante é uma importante arma de combate e prevenção à covid-19 que foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para levar os atendimentos até a população, facilitando o acesso aos serviços e evitando aglomerações nos postos de saúde. As primeiras atividades ocorreram em 11 de junho deste ano e desde então já foram realizados 14 mil atendimentos em 57 bairros da cidade e em 46 comunidades rurais e ribeirinhas, com quase 185 mil medicamentos distribuídos. No mês de dezembro, este número aumenta com mais um cronograma de atendimentos por toda Santarém.

Entre junho e novembro, 398 testes rápidos para Covid-19 foram feitos, dos quais 224 foram positivos e 174 negativos. As notificações chegaram a 3.218 e 29 pacientes foram removidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Somente no mês de novembro, o Ambulatório Itinerante atingiu a marca de 1.148 atendimentos e 14.848 medicamentos dispensados. Foram 143 pacientes notificados, além de 36 testes rápidos para covid-19, sendo 18 positivos e 18 negativos. A equipe realizou ainda 3 visitas domiciliares e uma remoção para a UPA 24h.

Na região do planalto santareno foram 6 comunidades visitadas: Bom Jardim, Irurama, Porto Novo, Tipizal, Estrada Nova e Guaraná.

Na área urbana, a equipe percorreu os seguintes lugares: Cabeceira do Mararu, Vigia, Bela Vista, Área Verde, Juá Cima, Juá Cetro, Juá AMBSAL, Santo André, Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) e Urumanduba.

Ambulatório Itinerante

Os serviços fazem parte da estratégia municipal para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *