Operação Cerberus localiza serrarias clandestinas na região do Chapadão

Foi realizada em Santarém, na última semana, a 3ª Capacitação em Policiamento Ambiental pela 1ª Companhia de Polícia Ambiental (CIPAmb/CPA). E, após o término, os concluintes e novos integrantes da capacitação, juntamente com o efetivo mais antigo, participaram da OPERAÇÃO CERBERUS, deflagrada na terça-feira (23), às 08hs.

Com os comandos da Cel Keyla (Cmd CPA) e do Cmt 2° Ten André (Resp. Cmd da 1° CIPamb), a Operação CERBERUS foi realizada com o objetivo de Fiscalizar e reprimir crimes ambientais na região do Chapadão como o desmatamento e extração ilegal de madeira.

Após o início da ação, por volta de 10h00, a operação se deparou com uma serraria clandestina, encontrada em um ramal da região. No local foi encontrada uma grande quantidade de madeira beneficiada, da espécie castanheira (aproximadamente 64 m³), além do maquinário utilizado para beneficiar a madeira (INDUSPAN). Não foram encontrados trabalhadores no local. Em outro momento, já por volta de 15h00, a Operação localizou uma segunda serraria. Lá havia a presença de trabalhadores, porém eles empreenderam fuga para a mata assim que perceberam a aproximação das guarnições.

Foram encontrados no local dois tratores, duas espingardas (cal 20), três motosserras, maquinário tipo INDUSPAN e aproximadamente 208 m³ de madeira (108 m³ em tora, e 100m³ beneficiada) do tipo massaranduba e castanheira. As motosserras e espingardas foram apresentadas na Seccional de Santarém.  A madeira, os tratores e maquinário foram inutilizados no local devido à inviabilidade de condução.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *