Beneficiados com ‘saidinha’ de Natal, cinco detentos não retornam ao presídio de Itaituba
No último dia 24 de dezembro, 60 presos deixaram o Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI) na chamada “saidinha” de Natal, benefício concedido para passar as comemorações natalinas com a família.
No entanto, até o momento atual, 5 detentos ainda não retornaram e já são considerados foragidos da justiça. Retorno estava marcado para às 15h do dia 31 de dezembro.
De acordo com o diretor da Unidade, Fagner Sá, as Polícias Civil e Militar já foram comunicadas e atuam em diligências a fim de localiza-los.
Além disso, ele frisou que a população também pode contribuir denunciando através do 190, caso reconheça algum dos tais.
Uma vez recapturados, além de estarem sujeitos ao cumprimento de pena em regime fechado, também perdem, a priori, os requisitos para obtenção de novo direito à saída temporária em datas comemorativas.
Relação dos foragidos
Saída temporária
A saída temporária é um benefício concedido pela justiça previsto na Lei de Execuções Penais a presos que cumprem pena no regime semiaberto, apresentam bom comportamento e que já tenham cumprido um sexto da pena, pelo menos. Por ano, são previstas cinco saídas temporárias: Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Círio de Nazaré e Festas de Final de Ano (Natal e Ano novo).
Fonte: Plantão 24horas News