Artigo – Qual a origem e o significado do termo nazista?

Artigo: Por Oswaldo Bezerra

A ascensão da extrema-direita no Brasil trouxe de volta a discussão sobre o nazismo. As pessoas que resolveram aderir à extrema-direita no Brasil tentaram redefinir o nazismo como movimento de esquerda. Ideia esta que foi refutada pela embaixada alemã, que se pronunciou afirmando que o nazismo é sim um movimento de extrema-direita.

Esta confusão é por causa do nome de batismo do partido de Hitler, Partido Nacional-Socialista do Trabalhador Alemão. De socialista, ou de esquerda, o partido não tinha nada, mas o nome do partido também gerou outra dúvida histórica que perdura até hoje. De onde vem a origem do termo “nazista”?

Muitas pessoas ainda hoje se referem ao termo nazista como sendo uma abreviatura do nome do partido alemão. Nome este que não é relacionado ao movimento ou ideologia. Mesmo hoje, 75 anos após a Segunda Guerra Mundial, muitos se referem aos alemães da época como “nazis”, ou “nazistas” e para as pessoas de hoje, que advogam as ideias de Hitler, como “neonazistas”.

É universal o conceito sobre a palavra nazismo. O que ninguém tem certeza é de como surgiu. Foi criado por Hitler, ou por seus oponentes? O que achavam os próprios membros do partido sobre o termo? É muito delicado falar sobre nazismo, mas vamos falar sobre a origem etimológica desta palavra.

O temo nazismo foi usado de forma indevida, na Segunda Guerra Mundial, para não se usar o verdadeiro nome que era nacional-socialismo. Muitos ainda acreditam hoje que este termo seja correto, aprendemos nos livros de história, ou nos filmes americanos, que nazismo serve para nomear uma pessoa nacional-socialista, ou o partido nacional-socialista ou a Alemanha nacional-socialista. A crença é que todos estes nomes são muito compridos, e o termo nazista substituiria a todos.

Caso você pesquise na “Wikipédia”, ou até mesmo em dicionários, você verá que nazismo seria um nome curto, ou uma contração destes termos compridos expostos acima.

É indicado que o ministro da propaganda, Joseph Goebbels, teria sido o primeiro a usar este termo em um discurso. Assim, o termo seria uma apócope de nacional-socialismo, fenômeno da linguagem que consiste em eliminação de fonemas. O problema é que não há nenhum registro deste referido discurso.

No dicionário da língua portuguesa, nazismo é substantivo masculino relativo ao partido nacional alemão socialista e de extrema-direita, fundado e consolidado por Adolf Hitler (1889-1945), cuja ideologia política baseava-se no racismo, segregação racial, anti-semitismo (ódio aos judeus); hitlerismo.

A verdade é que em nenhum momento, e em nenhuma obra de membros do partido nacional-socialista foram registrados partidários chamando a si mesmos de nazistas ou seu movimento de nazismo. Ao que tudo indica o nome nazismo nunca foi referido por Goebbels, mas sim por seus detratores e inimigos.

No discurso denominado de “O Triunfo da Vontade” nenhum membro do partido se autodenominou nazi, nazista, nazi-soci ou de fascista. Hitler nunca empregou esta palavra. A explicação da contração nazi vindo da palavra “nazionalsozialistiche”, em alemão, também nunca se comprovou. No mínimo, o emprego do termo é sem explicação.

Caso fosse usado corretamente, em termos de contração, a palavra certa seria “nacismo” (com C). Então não existe uma tradução para a palavra nazismo. A palavra nazismo é uma palavra própria e não derivada de nacional-socialismo.

Não existiu nenhum panfleto ou obra literária da época, na Alemanha, usando o termo “nazista”. Só podemos ver este termo nos materiais de propaganda de críticos e inimigos políticos. Quem popularizou o termo foi Konrad Heiden, que era um jornalista alemão, naturalizado americano.

Os nacionais-socialistas eram conhecidos como “nasso”, até que em um artigo, Heiden passou a chamá-los de nazis. Na Baviera o termo “nazi” tinha o significado de bobos. Ou seja, o termo era pejorativo e tinha apenas intenção de ridicularizá-los.

Hoje o termo “nazi” não invoca um sentimento de fazer piada, mas está ligado ao sentimento de ódio e desrespeito. Tudo isso por causa dos horrores da Segunda Guerra Mundial.

Com esta explicação de que o termo, na verdade é pejorativo, então de onde veio inicialmente o termo nazi; já que o termo foi empregado na região da Baviera, antes mesmo da existência do Partido Nacional-socialista? A origem da palavra vem do latim ignatius. Em alemão, esta palavra tomou a forma de nazi, que significava idiota.

Esse é o verdadeiro significado do termo nazi. Era um desqualificativo para se menosprezar os nacional-socialistas. Por isso, nunca um membro do partido adotou este termo para se autodenominar.

Hoje o termo nazista é usado como um insulto contra pessoas xenófobas, racistas, extremistas de direita, autoritárias, antidemocráticas ou intolerantes. O termo nazista da atualidade apagou seu sentido original, que era a de fazer chacota dos membros do partido nacional-socialista.

RG 15 / O Impacto

2 comentários em “Artigo – Qual a origem e o significado do termo nazista?

  • 24 de fevereiro de 2021 em 11:53
    Permalink

    Acho que vem da palavra asquenazi que foram os judeus europeus do holocausto

    Resposta
  • 25 de janeiro de 2021 em 17:49
    Permalink

    Primeiro: a solidariedade, respeito e as condolências as famílias enlutadas neste novo acidente de trânsito envolvendo irmãos do Pará .
    Segundo: parabéns ao governador Helder Barbalho , sempre preocupado e levando a voz e a ação efetiva do Estado onde um paraense precisar de socorro.
    Terceiro: é precoce fazer nesse momento conjecturas, porém é preciso mais rigor das autoridades nas concessões das chamadas viagens de turismo. Sabemos que ninguém quer que esses acidentes aconteçam, porém muitos ônibus trafegam sem as menores condições para esse empreitada de carregar pessoas vivas.
    Vamos autoridades redobrar a fiscalização sobre esse mercado do turismo.

    Reynaldo Thadeu Magalhaes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *