Semtras disponibiliza canais de atendimentos à população

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) permanece garantindo a elaboração e execução das políticas assistencialistas à população durante a pandemia, seja por meio presencial ou remoto.

Os 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que viabilizam demandas relacionadas ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), continuam com atendimentos presenciais dentro dos cumprimentos das regras do Decreto 619/2021. Atendimentos em grupo estão sendo feitos de forma remota.

Atendimentos 

*Confira os contatos de cada equipamento ao final da matéria

  • Cadastro Único – Por determinação do Governo Federal as ações relacionadas a Cadastro Único como inscrição e atualização no Bolsa Família estão suspensas por um período de 90 dias.
  • Benefício de Prestação Continuada – Sobre os atendimentos relacionados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) está sendo feito um sistema de agendamento levando em consideração as prioridades.

A coordenadora da Proteção Social Básica em Santarém, Marlen Ribeiro, reforça para que os usuários fiquem em casa. “Orientamos para que a população busque primeiro os canais de atendimento e só saia de casa quando for necessário.”

  • Proteção Social Especial – Os serviços da Proteção Social Especial (PSE) como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher – Maria do Pará e Centro Pop Dom Lino Vombommel permanecem com atendimentos e acompanhamentos remotos e presenciais de acordo com as regras do Decreto 619/2021.

“Não deixamos de atender nosso público, estamos a cada dia encontrando formas de estarmos mais próximos, pois entendemos que infelizmente muitas situações de violação de direitos estão aumentando diante da pandemia. A população pode nos acionar por meio de contato telefônico”, observou Glaucya Fiori coordenadora da PSE.

 “A Secretaria preocupa-se com a população e por isso disponibilizou canais de atendimento em todos os serviços para evitar que saiam de casa. Reconhecemos que não têm sido fácil e que é preciso nos adaptarmos a esse novo normal, devemos cada dia reforçar nossos cuidados a fim de evitar que mais casos da covid-19 sejam registrados e que essa situação de lockdown acabe logo”, salientou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

Competência da pasta de Assistência Social

A Assistência Social é uma política pública, dever do Estado e direito do cidadão que objetiva promover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, e contribui com a inclusão social dos usuários e grupos específicos, além de assegurar que as suas ações garantam a convivência familiar e comunitária. O foco prioritário da Política de Assistência Social é a atenção às famílias, seus membros e indivíduos.

A gestão das ações na assistência social é organizada por meio de um sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estruturado em níveis de complexidade, sendo a Proteção Social Básica, responsável pelas ações de prevenção, e a Proteção Social Especial, com as ações de atendimento especializado aos casos de violação de direitos.

A Secretaria também promove ações e programa das políticas públicas referentes a segurança alimentar e promoção dos direitos humanos, em articulação com órgãos públicos, bem como entidades não governamentais.

Contatos: 

 

CRAS NOVA REPÚBLICA

Tv. 25, s/n – Bairro da Nova República
  (Equipe Volante – Planalto e Eixo Forte)

CONTATO:(93)93) 99161-8178

E-mail: crasnovarepublica@hotmail.com

   
 
  CRAS RIBEIRINHO

(Equipe Volante – Rios)

CONTATO: (93) 99243-9081

E-mail: crasribeirinho@gmail.com

Av. Tapajós, Altos do Mercadão 2000
 
  CRAS MARACANÃ

CONTATO: (93) 99143-7724

E-mail: crasmaracanastm@gmail.com

Endereço:Av. Maracanã, 365 – Elcione Barbalho

Próximo ao Residencial – Reserva Maracanã, antes da Escola Mun. Dom Floriano.

 

 
     
    Rua Gonçalves Dias, s/n, (entre Rua Barão de
  CRAS SANTANA

CONTATO: (93)99100-6695

E-mail: crassantanastm@gmail.com

Guajará e Rua Pedro Gentil) – Bairro de Santana
     
  CRAS ALTER DO CHÃO

CONTATO: (93)99142-8916

E-mail: cras_alterdochao@outlook.com

Tv. AntonioFebronio Costa s/n – Bairro Centro
  – Alter do Chão
   
     
  CRAS URUMARI

CONTATO: (93)99108-3879

E-mail: crasurumari@gmail.com

Rua: Cristóvão Colombo, s/n (antiga Escola João
  Batista Miléo) – Bairro Urumari
   
     
    Rua Nossa Senhora do Rosário s/n – esquina com São Lucas – Bairro: Santarenzinho
  CRAS SANTARENZINHO

CONTATO: (93)99171-5462

E-mail: crassantarenzinho@gmail.com

   
     
  CRAS SÃO JOSÉ OPERÁRIO

CONTATO: (93)99144-2192

E-mail: crassaojoseoperario2014@outlook.com

Rua Nações Unidas, s/n – Bairro São José Operário
   
   
     
  Centro de Convivência do Idoso – CCI

CONTATO: (93) 99147-9837

E-mail: centroconvivenciaidoso89@gmail.com

Alameda 33 s/n Aeroporto Velho
     

 

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *