Governo licencia termelétrica que produzirá energia sustentável no Pará

A usina termelétrica Novo Tempo, da empresa Centrais Elétricas Barcarena (Celba), localizada na Vila do Conde, região do Baixo Tocantins, ganhou nova fase neste mês de fevereiro. A licença emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA) autorizou o início da implantação das obras. A primeira fase da instalação foi concedida pelo Governo do Estado, no dia 3 de setembro de 2020.

A segunda fase é composta pelos módulos da usina e as turbinas que estão sendo construídas, para poder fazer com que o gás natural chegue pelo píer que foi construído na primeira fase aprovada pelo governo. A construção foi permitida a partir da análise de impactos ambientais realizada pelos técnicos da Semas.

Segundo o Coordenador de Energia, Infraestrutura, Fauna, Aquicultura e Pesca (Cinfap), Wagner Luís Cardoso “a equipe técnica da Gerência de Infraestrutura em Energia, Parcelamento do Solo e Saneamento (Gepas) da Semas, participou da análise de todas as fases do empreendimento” explica.

A usina com potência de 600 megawatts é um empreendimento de licenciamento estadual, sendo o primeiro de gás natural no Estado do Pará e contribuirá com a demanda de geração de energia elétrica do País através do Sistema Nacional de Energia do Brasil, podendo também ser revendido à indústria e empresas.

A usina de gás natural vai gerar, no primeiro momento cerca de 800 postos de trabalhos diretos e 2 mil indiretos, além disso, o projeto prevê que 30% dos fornecedores da empresa serão locais, ou seja, são empresas paraenses que irão fornecer insumos, serviços e mão-de-obra necessárias ao funcionamento do empreendimento, o que garante geração de renda e movimentação da economia paraense.

AMBIENTE

Além dos benefícios econômicos, o Estado do Pará sai ganhando também em termos ambientais, já que a energia do combustível produzido, o gás natural, é bem menos poluente que outros combustíveis fósseis, como o carvão e o óleo, isso porque é transformada em calor por meio da sua combustão (queima), que ocorre dentro das turbinas a gás; são gerados gases a altas temperaturas e velocidades, que movimentam as turbinas, e estas por sua vez acionam os geradores onde se obtém a energia elétrica.  A oferta desse tipo de combustível é fundamental para geração de energia e pode ser aplicado para o consumo doméstico e para o fomento das indústrias da região.

As operações de testes devem começar em junho de 2024, e a comercialização da energia, até janeiro de 2025. “Viabilizar projetos dessa natureza vai ao encontro da estratégia do Governo do Estado, com o Plano Estadual Amazônia Agora, que busca elevar o Pará ao patamar de emissão líquida zero, até 2036”, acrescenta o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O`de Almeida.

O Efeito Estufa é um fenômeno natural, mas que, devido às ações do homem, com as emissões excessivas de gases, acaba elevando a temperatura global a patamares que causam alterações climáticas, com perigosos impactos à vida no planeta Terra.

RG 15 / O Impacto com Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *