Óbidos: Vereadores denunciam nepotismo na gestão de Jaime Silva
Diante de certos fatos que estão acontecendo na prefeitura de Óbidos, o presidente da Câmara do Município, o vereador Jalison Barros de Aquino, juntamente com os vereadores Erneisson de Aquino Santos, José Nael Siqueira, Vander Rubens Silva de Sousa e Jailson Garcia da Penha denunciam suposto esquema de nepotismo na gestão de Jaime Silva.
O prefeito teria nomeado para cargos comissionados parentes do vice-prefeito Lindomar Siqueira Marinho e de uma secretária de governo. Tal ato atentaria contra a Súmula Vinculante nº13.
No documento da denúncia consta que o prefeito Jaime Barbosa teria nomeado, através do decreto nº 025/2021, Silvia Martinele Marinho Lopes para o cargo de Secretária Adjunta Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo o texto, ela não possui nenhuma qualificação para exercer o cargo, tendo ganhado a função apenas por se tratar da sobrinha do vice-prefeito Lindomar Marinho, que desejava fornecer cargos públicos para a família.
Além disso, houve também, através do Decreto nº012/2021, a nomeação de Erica Guimarães Farias, sobrinha da então atual Secretária Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), Aldanete dos Santos Farias, para o cargo de Coordenadora da Unidade de Controle Interno, com locação junto à Secretária Municipal de Administração e Desenvolvimento Humano.
“Neste sentido, fica evidenciado o ilícito da prática das nomeações da sobrinha da secretária Municipal de Desenvolvimento Social e da sobrinha do vice-prefeito de Óbidos, sem qualquer qualificação ou experiências, feita pelo Prefeito do Município”.
Segundo apurado pelo O Impacto, a denúncia chegou ao Ministério Público do Estado do Pará.
Os denunciantes requerem que as devidas providências cabíveis sejam tomadas, como a abertura de procedimento investigatório para apurar a denúncia e, confirmando-se o ilícito, a responsabilização dos Denunciados; a destituição dos cargos ocupados irregularmente por Silvia Martinele Marinho Lopes e Erica Guimarães Farias; além da solicitação da expedição de Ofício à Prefeitura Municipal de Óbidos, com vistas a solicitar uma lista com os nomes dos contratados e comissionados.
RG 15 / O Impacto
É quase geral a prática de nepotismo nos município são atuações que se colar continuam mas quando há fundamentação dos efetivos cargos de confiança, há prática acontece, quando o povo descobre , danou-se e desmancha-se a falha. Mas é quase impossível não acontecer esses fatos.