Projeto apoiado pela Alcoa muda a vida de mães empreendedoras de Juruti

Promover a autonomia de mulheres é um poderoso instrumento de transformação social, principalmente quando elas são mães e chefes de famílias. No Brasil, este é o cenário em 32 milhões de lares, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD, 2018). Pensando nisso, a Alcoa apoia diretamente o projeto Dona’s, iniciativa de empreendedorismo realizada em Juruti, no Oeste do Pará.

O Dona’s, idealizado pelo Instituto Consulado da Mulher (ICM) e coordenação do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), iniciou em novembro de 2020 e prossegue até esse mês. Através dele, 69 mulheres empreendedoras do município recebem capacitação para compreender melhor as ferramentas de gestão e estratégias para seus negócios.

Mireia Lima é mãe de duas filhas, de 13 e 18 anos de idade. Ela viu na chance do projeto, uma forma de aprender mais e melhorar a vida em família. “Eu trabalho com comércio há 11 anos, com pedidos diversos em catálogos, revendo roupas, perfumes e, também, faço pães caseiros. O projeto foi muito importante, pois as aulas fortaleceram tudo que eu faço. Aprendi a precificar meus produtos, além de saber negociá-los. Foi muito bom e encorajou outras mulheres e mães a se valorizarem”, explica.

A artesã Gelúcia Nunes é mãe de um casal de crianças, uma menina de cinco e um menino de sete anos. O Dona’s ajudou a empreendedora a conhecer etapas importantes para o produto. “Foi de extrema importância, pois me ajudou a conhecer as matérias, conhecer o desejo dos clientes e colocar o preço certo a partir do meu trabalho e valorizar cada cliente”, disse.

Para auxiliar no projeto, um grupo de 12 voluntários da Rede de Mulheres da Alcoa, com experiência em Gestão, Marketing, Pessoas e Finanças, fortalecem o time de tutores. Para a Superintendente de Relações Comunitárias na Alcoa Juruti, Thalita Lucena, é um prazer ter aliadas e aliados da Rede de Mulheres como voluntários no Dona’s.

“Eles participam e interagem com as empreendedoras. Nossa expectativa é que esse projeto consiga ir além do aprendizado de uma nova habilidade. Essa capacitação garante o aumento de renda e melhorias na qualidade de vida dessas mulheres e suas famílias. Esse Cuidar das Pessoas é um dos Valores mais importantes que praticamos na Alcoa”,

Em média, as empreendedoras que aplicam todas as orientações conseguem ampliar a renda do negócio em pelo menos 50%.

RG 15 / O Impacto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *