Aterro em frente à praia do Maracanã gera reclamação de trabalhadores e visitantes

A praia do Maracanã é um dos pontos turísticos urbanos mais conhecidos pela população de Santarém. A construção da orla às margens da praia tornou-se mais um atrativo que desperta o interesse para o lazer de moradores e turistas; além de obtenção de renda de comerciantes e autônomos que utilizam o lugar.

Atualmente, no período de cheia o número de visitantes a praia visivelmente aumentou e o acesso limitado para estacionamento, aliado ao aterro e entulho no único espaço para alocar os veículos, vem causando transtornos aos frequentadores que precisam lidar com buracos, barro e lama.

Uma pessoa identificada pelas iniciais R.B, que não quis relevar sua identidade, trabalha na área do projeto de estacionamento e relata as dificuldades enfrentadas devido aos problemas gerados pelo aterro colocado em frente a praia e o resto de materiais de construção deixados no local.

“Trabalhar aqui tá muito ruim, porque colocaram esses materiais e fica muito feio, cheio de lama pra cá. Para os carros e motos estacionarem está muito difícil. Às vezes os visitantes reclamam por causa do estacionamento que está só lama e barro. Fizeram nada aqui, que era a parte principal, a frente da praia que era para estar mais bonita e chamar a atenção das pessoas se encontram nesse estado”, relata R.B.

De acordo com  outra pessoa que transita  na área e também não quis se identificar, as obras paralisaram devido ao período de chuva.  ‘’O que temos conhecimento sobre essa orla aqui, eles falaram que tem que esperar porque desde o tempo do período da chuva está parado e até agora nenhuma resposta e a gente não pode fazer nada, esperar e lidar com a situação’’, ressaltou.

Segundo R.B, já constataram situações em que houve acidentes. ‘’Teve condutores de motocicletas caindo na lama tentando sair do local e também carros atolando em buracos. Para tirar é um sacrifício. Pode olhar em volta. Muitos preferem deixar em lugares distantes e a gente acaba perdendo a renda que ganhávamos aqui quando não haviam colocado o aterro’’, concluiu.

Conforme foi constatado pela nossa equipe de reportagem, muitos visitantes passam  com veículos por cima das calçadas tentando desviar dos buracos,  deixando fissuras na parte estrutural, gerando mais custo de verba pública.

Embora as obras no ambiente apresentam pontos positivos para os proprietários de bares e restaurantes, os ambulantes tiveram queda nas vendas, haja vista que ficam quase que impossibilitados de transitar entre os estabelecimentos comerciais. O período de cheia era sentido de forma negativa economicamente, por isso foi idealizado a implementação da orla com objetivo de sanar tais problemas.

De acordo com o projeto lançado em 2019, para a primeira etapa foi conseguido um valor de R$ 4 milhões para a urbanização com a construção de passarela de 322 metros, estacionamento e iluminação pública. A intenção é criar um novo polo turístico, atrair empresas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população.

Em coletiva de imprensa, realizada no dia 29 de maio sobre a programação do aniversário de 360 anos da cidade, no Auditório Theatro Vitória, o Prefeito Nélio Aguiar, mencionou a inauguração oficial da orla do Maracanã na sexta-feira (2) de julho, como encerramento das comemorações. Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de InfraEstrutura (Seminfra), informou que as obras ainda estão em andamento e que os trabalhos no estacionamento serão realizados nos próximos dias.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *