Julho Amarelo: Santarém se mobiliza na vigilância, prevenção e controle das hepatites virais

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando a campanha de conscientização Julho Amarelo com a finalidade de reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. No sábado (19), a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) esteve em Alter do Chão e realizou 400 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Foram distribuídos também 1.100 preservativos.

De acordo com a programação, a equipe deve percorrer outros pontos da cidade desenvolvendo ações. Na próxima sexta-feira (23), uma ação acontecerá na Praça de Eventos, no bairro Aeroporto Velho. No dia 28 de julho, será a vez da Orla da Cidade receber a equipe. Unidades Básicas de Saúde também estão recebendo ações de conscientização.

A Campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Centro de Referência

O Centro de Referência CTA/SAE de Santarém atua na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamentos de infecção por IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais B e C, de referência ao bloco aos 19 municípios da região, como: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Mojuá dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Terra Santa e Trairão.

O CTA/SAE de Santarém conta com equipe multiprofissional, composta por: médicos infectologistas, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, biólogo, biomédicos, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, técnicos em biodiagnósticos, serviços gerais, vigilante e motorista.

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *