Anvisa recebe pedido para uso da Coronavac em menores de 18 anos

A Anvisa recebeu na sexta-feira (30), solicitação do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina Coronavac. O objetivo é incluir público de 3 a 17 anos na bula do imunizante.

A Coronavac só está autorizada para uso emergencial no Brasil em pessoas com 18 anos de idade ou mais. De acordo com a Anvisa, a inclusão de uma nova faixa etária deve ser feita pelo laboratório responsável pela vacina.

“Para incluir novos públicos na bula, o laboratório precisa conduzir estudos demonstrando a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países”, diz a Anvisa. “No caso da Coronavac, os estudos foram conduzidos fora do Brasil.”

O Butantan solicitou à Anvisa autorização para incluir crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, entre as faixas etárias aptas a receberem a Coronavac, a vacina contra Covid-19. A Sinovac já tem estudos na China com este público. Veja aqui. https://t.co/XIVNx7U13x

— Instituto Butantan (@butantanoficial) July 31, 2021

Até agora, apenas a vacina da Pfizer está aprovada para menores de 18 anos pela agência reguladora. O imunizante tem indicação para pacientes a partir dos 12 anos.

Já o laboratório Janssen recebeu autorização da agência para realizar ensaios da vacina em crianças e adolescentes. Os estudos ainda estão em condução.

Calendário

Na última terça-feira (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o governo pretende começar a vacinação de adolescentes no segundo semestre, logo após toda a população vacinável ter recebido ao menos uma dose do imunizante.

O plano é começar pelos brasileiros de 12 a 17 anos. Os primeiros a serem vacinados serão os indivíduos com comorbidade.

Em algumas cidades brasileiras, como Campo Grande (MS), Niterói (RJ) e Guajará-Mirim (RO), os adolescentes já começaram a ser imunizados. No calendário da cidade de São Paulo, a vacinação do público é prevista para começar em 18 de agosto.

Fonte: Metrópole

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *