Gestores educacionais alinham protocolo para retorno às aulas presenciais em Santarém

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou entre os dias 28 a 30 de julho, uma série de reuniões com participações de gestores e coordenadores das unidades das regiões de rios, planalto e cidade. O objetivo foi para apresentar e alinhar estratégias do plano de retomada das aulas presenciais da rede pública municipal de ensino para esta segunda-feira (2).

As principais ações do plano de retomada às aulas presenciais foram definidas para serem de forma gradual, segura e escalonada de alunos, tendo as medidas sanitárias e de biossegurança de controle do novo coronavírus como ponto de partida. O encontro realizado na Escola de Artes Emir Bemerguy também serviu para sanar eventuais dúvidas sobre o retorno das aulas presenciais.

O Comitê Intersetorial adotou três dimensões propositivas para análise, discussão e reflexão coletiva, sendo elas: Dimensão Normativa, Dimensão Técnico Organizacional e Dimensão Pedagógica. Essas dimensões deverão nortear a organização do cotidiano escolar e a (re) construção dos distintos planos pedagógicos das UEs.

O plano de retomada

A primeira semana de agosto (2 a 6) será dedicada a pactuação com os pais e organização da escola. Os alunos (aqueles que os pais optarem) só retornarão de forma presencial a partir do dia 9 de agosto.

A Secretária de Educação Maria José Maia destacou a grande responsabilidade que a Semed tem diante do quadro epidemiológico e que a secretaria terá um olhar pontual para o monitoramento e retorno com segurança.

“Nós temos uma rede muito ampla e cada região, cada escola tem sua especificidade, então nós estamos conversando com nossos gestores pra que essas informações sejam pra toda rede, em cascata, pra que tenhamos uma ação uniforme, obedecendo todas as normas de segurança”, informou a secretária.

A Secretária informou ainda que os motoristas de ônibus, pilotos de lanchas escolares e monitores do transporte escolar, também já receberam as orientações necessárias para o retorno.

As proposições do Comitê Intersetorial quanto a reabertura das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino, no segundo semestre do ano letivo 2021 seja gradual, facultativa e flexível, são:

  • Todos os servidores deverão retornar as atividades diárias, observando as orientações e respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde.
  • A retomada gradual das atividades presenciais das Unidades Educacionais Municipais (UEs) ocorrerá a partir do dia 02 de agosto de 2021 para a Educação Infantil (Pré I e Pré II), ensino fundamental regular e de EJA nas diversas regiões (Urbana, Rios e Planalto).
  • A primeira semana (02 a 06/08/2021) será destinada a organização da UE, pactuação e devidos esclarecimentos aos pais, responsáveis e equipe da UE.
  • As UEs deverão retomar as atividades de seus comitês para tratar da implantação e monitoramento do plano de retorno, estabelecendo protocolos referentes aos cuidados sanitários para enfretamento da COVID-19, seguindo as orientações deste plano e seus anexos, respeitando as especificidades de sua realidade.

RG15/O Impacto com informações Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.