ALERTA: ESTELIONATÁRIOS USAM NOME DE LOJA SANTARENA PARA APLICAR GOLPES PELA INTERNET

A cada dia que passa a tecnologia avança e traz comodidades, como a realização de compras online, que permite a aquisição de produtos com apenas um clique. E se aproveitando dessa interação virtual, na qual muitas vezes não é possível verificar a veracidade dos sites que navegamos, pessoas de má índole estão aplicando golpes utilizando como fachada o bom nome de vários estabelecimentos comerciais locais.

É o que infelizmente vem acontecendo em uma loja localizada em Santarém, na Avenida Tapajós, bairro da Aldeia. De acordo com o seu representante, que já expôs a situação às autoridades, desde o dia 11 de agosto vem recebendo ligações de “clientes” questionando a venda de pneus feita através de um anúncio na internet que supostamente pertenceria à empresa. No entanto, a loja, além de não possuir página na internet, atuando somente de forma física na cidade, nem mesmo comercializa o tipo de produto referenciado (pneu). O falso anúncio foi vinculado pelos criminosos através do site de e-commerce Mercado Livre, um dos mais populares da América Latina, que foi manipulado para que a transação parecesse real e legal.

Posteriormente, outra pessoa informou sobre a compra de um notebook, item que também não é vendido pela empresa. Em todos os contatos, foi explicitado que a loja atua apenas de forma física e de modo local, não possuindo site ou anúncios alocados em sites próprios ou parceiros.

No dia 12 de agosto, o proprietário continuou recebendo novos contatos, também incluindo mensagens via WhatsApp, dessa vez de uma pessoa informando que comprou pneus e queria o código de rastreio, mostrando que o anúncio havia sido retirado do site que seria da loja.

A loja destaca que os seus dados estão sendo utilizados de forma indevida, e as pessoas estão sendo enganadas por golpistas que estão utilizando o seu nome.

Segundo a denúncia, pelo quantitativo de casos, “já foram contabilizados até o momento cerca de 7 pessoas vitimadas com o golpe. Em razão disso já houve o registro da ocorrência perante autoridade policial, com pedido de providências para regular verificação da fraude”.

A empresa então reafirma que não realiza qualquer tipo de vendas online, ou seja, trata-se de um golpe fraudulento aplicado por terceiros, vindo a manchar o seu nome, pois muitas pessoas confiam na loja e acreditam que estão fazendo uma compra segura, quando na verdade estão sendo enganadas.

Desse modo, é importar verificar se os sites vinculados a estabelecimentos são realmente oficiais e credenciados, para que não haja risco de pagar por um produto que jamais receberá ou mesmo sequer existe. Não envie dados de cartão de crédito e pesquisa bastante antes de realizar uma compra pela internet. Verifique se o site utiliza conexão segura, indicada pelo https:// na barra do navegador, além do ícone de cadeado, chamado de indicador de confiança, que mostra que a loja é verificada.

Por Thays Cunha

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *