Mais três casos suspeitos da doença ‘urina preta’ são notificados em Santarém
Neste sábado (11) mais quatro casos da doença de Haff, conhecida popularmente como doença “Urina preta”, foi notificado em Santarém, no Baixo Amazonas. O comunicado foi feito pelo Hospital Municipal de Santarém (HMS), que informou por meio de nota a notificação às autoridades sanitárias de 4 casos de pacientes suspeitos da doença de Haff. O primeiro foi notificado no dia 7 deste mês, e veio à óbito.
Ainda segundo o HMS, outros três pacientes com suspeita da doença chegaram à unidade. Desses, um recebeu alta e dois ainda estão internados. Todos fizeram o exame para identificar o agente patológico e até o momento aguardam o resultado.
O diretor técnico da Unidade, Dr. Vinícius Savino, explica que essa patologia pode aparecer após a ingestão de determinados peixes e crustáceos que abrigam uma toxina prejudicial ao corpo humano.
“Quando o peixe ou marisco não é guardado ou acondicionado de maneira adequada, eles podem produzir uma toxina sem cheiro e sem sabor. Ao ingerir o alimento, mesmo cozido, o organismo pode ser contaminado por essa toxina, que provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas, ocasionando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins”, explicou.
Leia mais:
Santarém proíbe a comercialização de Tambaqui, Pacu e Pirapitinga oriundos do Amazonas
Doença da “urina preta”: queda nas vendas de pescado é registrada em Santarém
Fonte: O Liberal