Inscrições para CNH gratuita começam dia 21 /09; confira como se cadastrar
Com o objetivo de formar, qualificar e habilitar jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, de forma gratuita, o Governo do Estado do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), anunciou no último mês de junho a criação do Programa Social CNH Pai D’égua, voltado especialmente para a inclusão social e geração de emprego. E, nesta sexta-feira (17), será publicado no Diário Oficial o edital do programa, coordenado pelo Detran, que usará recursos próprios para a sua realização.
As inscrições vão começar na próxima terça-feira (21) e serão feitas exclusivamente pelo site do Detran, na opção “CNH Pai D’égua”, até o dia 30 de setembro. A relação final dos selecionados também será divulgada pelo site do órgão, no dia 4 de outubro.
“Esse é um momento especial. Foram dois meses de planejamento, desde o lançamento do programa, e agora a população já poderá se inscrever para tirar a sua habilitação de forma gratuita. Com isso, o Detran amplia seu raio de ação. Além de proteger as pessoas no trânsito, dando educação, sinalização e fiscalização, o órgão passa a auxiliar nessa agenda social, onde muitos precisam da CNH para se inserir no mercado de trabalho e não têm condições financeiras”, diz o diretor geral do Detran, Marcelo Guedes.S
Serão disponibilizadas, neste primeiro momento, cinco mil vagas para atender todo o Estado do Pará, divididas em três mil vagas para a “CNH Metropolitana” (que contempla Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará) e duas mil vagas para a “CNH Interior” (demais municípios). Serão reservadas 10% das vagas à obtenção da CNH Especial para Pessoas com Deficiência (PcD); 30% preferencialmente para mulheres; e 30% para estudantes entre 18 e 25 anos, desde que tenham concluído o ensino médio, com certificado ou declaração que comprove a sua escolaridade, emitido pela Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc) ou equivalente.
As categorias disponibilizadas aos candidatos são: primeira CNH categoria A ou B; adição das categorias A ou B; e mudança para categoria D, sendo que a quantidade de inscrições, por modalidade, é de 50% para a obtenção da primeira CNH; 25% para adição das categorias A ou B; e 25% para mudança para de categoria B para D.
Para ser beneficiado pelo programa, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos: ter 18 (dezoito) anos de idade completos na data do requerimento; ser penalmente imputável; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); possuir curso fundamental comprovado por meio de certificado ou declaração emitida pela Secretaria de Estado da Educação, ou equivalente em outra Unidade Federativa; ter domicílio no Estado do Pará; não ter sofrido, nos 12 (doze) meses que antecedem a inscrição no programa, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave/gravíssima, ou não ser reincidente, no mesmo período, em infração média, da qual não caibam mais recursos na esfera administrativa; não ter sofrido, nos cinco anos que antecedem a inscrição no programa, condenações judiciais decorrentes de condutas praticadas no trânsito, estabelecidas em lei própria e da qual não caibam mais recursos; possuir Carteira de Identidade ou equivalente; estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); e possuir Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Pará.
MATRÍCULA – Após a publicação da lista com os selecionados, o candidato à habilitação terá o prazo de cinco de outubro a 12 de novembro para realizar sua matrícula e abertura do processo no Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação). Esse procedimento será realizado obrigatoriamente de forma presencial nas unidades do Detran, não sendo permitido que o procedimento seja realizado via internet ou através de procuração. Se o prazo não for respeitado ou faltar alguma documentação, o candidato será desclassificado. Todas as demais regras podem ser observadas no edital. (Com informações da Agência Pará)
RG 15 / O Impacto
Eu quero tirar o meu CNH
Quero participar
Bom dia Me Interessei muito
Quero tirar minha CNH
Quero tirar minha CNH
Bom dia
Boa noite me interessei pela oportunidade e ficaria grato se eu fosse aprovado,pois estou entrando no mercado de trabalho agora,e não tenho nenhuma profissão no momento
Quero tira minha CNH
Bom dia, olá me chamo magna santos me interssei muito pela oportunida trabalho mais não ganho sufiçiente pra tirar minha cnh então gostaria de ser uma das aprovadas assim me qualificarei mais ainda no mercado de trabalho .
Quero tira minha CNH
Quero tira minha CNH
Boa Noite noite estou muito interresado pela oportunidade, quero muito ter minha carteira.
Sonho a anos por essa oportunidade e vou conseguir tirar minha carteira de abilitaçao.
Quero muito ter minha carteira de abilitaçao.
Eu preciso do meu CNH para trabalho pois ainda não tenho nenhuma profissão
Bom dia, olá me chamo magna santos me interressei muito pela oportunida trabalho mais não ganho sufiçiente pra tirar minha cnh então gostaria de ser uma das aprovadas assim me qualificarei mais ainda no mercado de trabalho .
Boa noite eu quero veio em boa hora
Eu quero
Quero fazer minha habilitação
CNH
Quero conseguir fazer a habilitação
Eu quero
Quero tira minha CNH
Eu quero
Boa noite. Ir ai vamos correr atrás de emprego
Chegou numa boa hora tô precisando muito uma cnh para trabalhar
Que Deus abençoe sempre aqueles que olha para os humilde
Comunidade Boa esperança avenida Curua-una (PA)370
Eu estou interessada a tira minha CNH
Comunidade Boa esperança
Bonm bom dia me interessei muito
Boa tarde
Eu quero tirar o meu CNH
Eu quero tirar a minha CNH