Ou paga a consulta ou vai ter que esperar!
Por: Dr. José Ronaldo Dias Campos
Por que será que alguns médicos, aqui e alhures, por seus/suas atendentes, ao receberem pacientes de planos de saúde sugerem: – atendimento imediato, só mediante prévio pagamento de consulta; planos de saúde sob agendamento, com prazo superior a 30 dias para atendimento.
Como a dor, o agravamento da doença e o risco de morte não permitem esperar, só resta ao indefeso cidadão sujeitar-se à insensível, desumana e indecorosa proposta do pronto pagamento para obter o necessário e às vezes imprescindível socorro.
Sem querer ser trágico: é pagar para não arriscar, se não quiser sucumbir.
Cadê a decantada formação humanística, essencial a toda profissão, destacadamente a que cuida de direitos fundamentais, como a vida e a saúde?
O Impacto
Infelizmente, sempre foi assim…
Sua observação é procedente, como sempre, Dr. José Ronaldo.
Dia destes precisei dizer a uma médica que, na Faculdade de Medicina, precisa ser dado maior incremento às lições de ética profissional, psicologia para tratar com pacientes, noções sobre cuidados paliativos com pacientes terminais e legislação que respeita ao exercício da profissão. Infelizmente, não apenas essa classe padece dessas deficiências. Agora, correndo muito, atrás de tudo, muitos profissionais perderam o lado humano da profissão.
Parabéns pelo artigo, acontece pricipalmente em cidades mais carentes, como a nossa ai. Já aqui no Sul tudo é mais ágil, a saúde funciona muito bem, graças a Deus, para quem não tem plano como nós.
Parabéns. Sempre acontece isso, ou paga a consulta ou espera um mês. Não sei se em todos os planos, mas na Unimed com certeza.
Muito legal seu artigo doutor. Vou enviar para varios médicos. Já aconteceu comigo. Parabéns pelo seu artigo e pela sua coragem. Gosto de ler suas matérias.