Prova de vida será feita no mês de aniversário do segurado em 2022

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou que, a partir de janeiro de 2022, a prova de vida deverá ser feita no mês de aniversário do seguro.

Antes, a prova era feita no mesmo período no qual o procedimento foi realizado no ano anterior. Ou seja, se o segurado fizesse a prova em outubro deste ano, ele faria novamente em outubro do ano que vem.

O procedimento também volta a ser obrigatório no próximo ano. A prova de vida é uma norma prevista em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Por isso, deve ser realizada uma vez por ano.

Para fazer a comprovação, aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis devem ir a uma agência bancária. Caso tenham biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), basta realizar o processo pelo aplicativo SouGov.br.

Em 28 de setembro, o Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a suspensão, durante o ano de 2021, da comprovação de vida para segurados.

Assim, quem precisava fazer a prova de vida entre novembro de 2020 e junho de 2021, terá até janeiro de 2022 para realizar o procedimento. Já os segurados cuja comprovação vence entre julho e agosto de 2021 poderão fazer o processo até fevereiro de 2022, enquanto os que têm o vencimento definido entre setembro e outubro deste ano, poderão comprovar que estão vivos até março de 2022. O último prazo é para beneficiários que deveriam fazer a prova em novembro ou dezembro de 2021, que terão até abril do próximo ano.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *