Zé Maria Tapajós sobre 2022: mais recursos, obras e mudança de partido

Por Thays Cunha

O deputado José Maria Tapajós concedeu entrevista ao O IMPACTO e falou sobre as suas atividades realizadas em 2021 na Assembleia Legislativa do Pará, destacando o grande volume de recursos que conseguiu trazer para Santarém. Além disso, para reafirmar o compromisso com o governador Helder Barbalho, o deputado terá que passar por um processo de mudança de partido, mas sem deixar de prestar contas aos eleitores e cidadãos do oeste do Pará.

O deputado iniciou contando um pouco sobre os problemas de saúde pelos quais infelizmente passou nos últimos meses, e afirmou que nem mesmo um câncer pôde impedi-lo de trabalhar. “Estou curado. Fiz as ‘quimios’ [quimioterapia] recomendadas pelo médico, fiz as ‘rádios’ [radioterapia], e agora, em janeiro, irei fazer acompanhamento. Quem teve problema oncológico, de câncer, tem que necessariamente ficar fazendo por um bom período de tempo o acompanhamento. E segundo os médicos vou ficar fazendo, a partir de janeiro, de três em três meses, e depois, por um período de três anos, de seis em seis meses. E não me licenciei. Fiquei trabalhando permanentemente, meu tratamento não impediu que eu continuasse trabalhando, graças a Deus”, relatou.

RECURSOS

Esse ritmo de trabalho rendeu frutos, uma vez foram conseguidos inúmeros recursos e investimentos para o município de Santarém. José Maria Tapajós, embora tenha sido reeleito vice-prefeito, acabou renunciando por uma boa causa, segundo suas próprias palavras, para assumir o mandato de deputado estadual.

“Hoje comemoro, juntamente com toda a população de Santarém, do oeste do Pará, as conquistas. Nós conseguimos com o governador Helder Barbalho investimentos para Santarém na ordem superior a 60 milhões de reais, isso fora os investimentos conseguidos para outros municípios. Vou falar aqui uma parte, só de Santarém: por exemplo, conseguimos dentro desse investimento 25 quilômetros de asfalto para Santarém, sendo 20 para a zona urbana e 05 para a zona rural (Curuai, Tabocal, Estrada Nova e Boa Esperança). Também nesse montante tem sete microssistemas completos com rede de distribuição de água para a zona rural e vamos estar construindo pontes na comunidade de Piraquara. O porto da Vila Socorro, que atende a região do Lago Grande, pela época do verão vamos estar construindo um porto lá, e também, dentro desse montante, tem para Santarém um convênio de 3 milhões e meio para aluguel de máquinas para a recuperação de ramal, 200 mil litros de combustível para atender esse equipamento que será alugado, e 20 grupos geradores para as comunidades da Resex Arapiuns-Tapajós. Esses grupos geradores já estão em Santarém,  na Secretaria Municipal de Agricultura, e agora vamos aguardar o cabo elétrico, que também virá do governo do estado. Então esse é o resumo principal dentro desse recurso de mais de 60, na verdade de quase R$ 70 milhões, fora o que nós conseguimos pra outros municípios aqui da região oeste do Pará”, contou orgulhosamente o deputado.

Continuando a conversa, Zé Maria Tapajós comentou sobre os novos convênios para o ano de 2022 e sobre as suas expectativas em relação às licitações, pois espera que as obras iniciem juntamente com o novo ano.

“Entregarei em Belém, à secretaria, a documentação já toda pronta, pois o secretário Daniel e o prefeito Nélio já entregaram todo o projeto prontinho dos 25 quilômetros de ruas a serem asfaltadas. Ou seja, não é um asfalto do ‘Programa Asfalto Por Todo o Pará’, pois o governador Helder disponibilizou esse recurso através de convênio. Então vai fazer um convênio com a prefeitura que Santarém que vai estar licitando para no início do verão esta obra já estar em plena execução”.

TRANSLAGO

Questionado se há algum planejamento para a Translago, que continua uma estrada de chão apesar da sua importância, José Maria disse que está havendo avanços na sua manutenção, e que o governador do Pará já definiu que haja manutenções periódicas ao invés de se esperar estar intrafegável para arrumá-la.

“Inclusive conseguimos com o governador para trazer o mesmo sistema da P.A. até a vila do Arapixuna. Então hoje a vila do Arapixuna recebe o ramal do Aninduba, e as mesmas condições que têm do Aninduba para a Translagos tem do Aninduba para o Arapixuna. E para a Translago nós conversamos com o governador, que deverá no ano que vem estar anunciando aqui em Santarém e em Juruti o projeto que ele tem de futuro, e se Deus quiser vai nos alegrar muito, pois hoje a região do Lago Grande integra Santarém e também Juruti, e todos nós sabemos que é uma região bastante promissora, movimentada, e que logo precisa dessa PA 257 pavimentada”.

MUDANÇA DE PARTIDO

Para finalizar, conversamos sobre o futuro em relação às eleições 2022. O deputado Zé Maria confirmou que disputará a sua reeleição, colocando o nome à disposição do seu partido para participar da convenção e ser aprovado para concorrer ao pleito. No entanto, ele explicou que haverá algumas mudanças e arrumações pelas quais terá que passar devido à dinamicidade da política.

“Dizem que a política parece nuvem, é muito dinâmica, você olha para cima, está de um jeito, volta a olhar, está de outro jeito. Mas isso que aconteceu essa semana foi mais rápido do que nuvem. Então realmente mexeu com a cabeça de muita gente aí que está perguntando: E agora? O que aconteceu? Bom, o presidente Bolsonaro está certo na medida em que ele quer colocar candidato a governador em todos os estados, ele é candidato da presidência a reeleição. Porém, nós do PL hoje no Pará temos compromisso com o projeto do governador Helder. Nós estivemos juntos na campanha de 2018, onde o PL teve a vaga na chapa na condição de vice. Elegemos o governador, evidentemente então o seu vice, elegemos uma chapa composta de senadores, deputado federal e deputado estadual, e eu assumi agora em 2021. Então nós temos e fazemos parte desse projeto, temos compromisso com o estado do Pará, eu em particular com Santarém e a região oeste, portanto, este projeto do governador Helder é que vai nos levar a deixar o PL no Pará. Já fui comunicado pelo presidente atual do PL, deputado Cristiano Vale, que estará assumindo o PP no estado e evidentemente os deputados estaduais, os prefeitos, todos estarão migrando para o PP. Isso por conta do projeto, ou seja, você que está acompanhando sabe que tem que existir coerência, então é inadmissível você trabalhar em cima de um projeto e de repente mudar. Então em 2018 lançamos o projeto do Helder governador, ganhamos, estamos trabalhando bem, pois é um governo presente no estado como um todo, principalmente aqui em Santarém e na região oeste do Pará, então para o bem deste projeto, para o bem da nossa região, vamos migrar do PL para o PP para poder continuar acompanhando o governador. É um momento de adequação para o futuro.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *