Coisas da Vida | “Precisamos desembalar menos e descascar mais!”
Ao se falar em emagrecer de forma saudável, precisamos atentar que, por mais que gostaríamos, não existe receita mágica. E da nossa parte, será necessário sacrifício e disciplina.
Ter o corpo “magro” é o desejo de muita gente, em parte, resultado das cobranças da sociedade moderna. A mesma que nos coloca frente ao comodismo e a “asneira das fórmulas milagrosas”.
Estratégias de marketing são lançadas para atingir nossas emoções. Argumentos que prometem “resultados rápidos” são a bola da vez. E as propostas são inúmeras, incluindo shakes, chás e medicamentos.
O resultado? São pessoas magras por um determinado período, com possibilidade de sérias consequências na saúde.
Estudos científicos avançam e demonstram que o emagrecimento com saúde, depende de vários aspectos, dentre eles: reeducação alimentar, reeducação do sono e atividade física.
Uma célebre frase da nutrição estabelece: “Desembalar menos e descascar mais!”.
Apesar de simples, a frase precisa de reflexão constante, especialmente na forma como conduzimos nosso dia a dia.
Cuidar da alimentação é ponto-chave na rotina se você almeja corpo e mente saudáveis. Reduza o “fast food”, e dê boas-vindas ao “slow food”, uma estratégia direcionada ao comer consciente, valorizando a naturalidade e nutrientes dos alimentos.
Nosso corpo é o templo da vida, o veículo que nos conduz nesta jornada. Então, temos que redobrar os cuidados diante do combustível que abastecemos.
Considerando a saúde física e mental, acredite, nossos comportamentos nos conduzem a uma sentença de vida ou de morte.
Nas próximas edições da Coluna Coisas da Vida, abordaremos com mais detalhes o tripé do emagrecimento com saúde: reeducação alimentar, reeducação do sono e atividade física.
*Por Edmundo da Silva Baía Júnior
O Impacto