São Raimundo da Palestina recebe ação descentralizada da Prefeitura de Santarém

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República realizou na sexta-feira (27), mais uma ação descentralizada do CadÚnico. Desta vez, mais de 100 pessoas foram beneficiadas na comunidade São Raimundo da Palestina.

A ação realizou a atualização de 58 Cadastros Únicos, além de 48 orientações, informações sobre programas e benefícios do Governo Federal, totalizando 106 atendimentos.

De acordo com a coordenadora Jaciara Simões, foi realizado ainda uma palestra ministrada pela Psicóloga Rôniza Santos, que falou sobre a Campanha 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“O objetivo de incentivar a prevenção e o enfrentamento desse grave problema. Durante a palestra, a psicóloga falou sobre cuidados importantes que pais, responsáveis e a sociedade em geral precisam tomar, estando atentos a qualquer comportamento diferente e não confiar demais nas pessoas que se aproximam da sua família, pois todos somos responsáveis por fiscalizar e proteger nossas crianças e Adolescentes”, explicou Jaciara.

“O abuso e a exploração sexual de crianças e Adolescentes deixa sequelas físicas, mas também emocionais e é preciso ter cuidado e saber identificar o perfil de um possível abusador, pois na maioria dos casos é uma pessoa da família ou muito próximo a ela, que se aproxima da criança ou adolescente para ganhar confiança e afeto”, disse a psicóloga Rôniza Santos.

Após a palestra foi realizado três dinâmicas apresentadas pelo Educador Social Agostinho Quaresma. Foram elas: Dinâmica do espelho e chapéu que buscou estimular a auto valorização, a autoestima, e o autoconhecimento perante situações passadas confrontadas com a atual; Dinâmica da dança do balão para trabalhar a confiança, companheirismo e o trabalho em equipe; e a Dinâmica do bambolê que visou o raciocínio lógico, o pensamento rápido e o cuidado com o próximo. Ao final foi entregue brindes aos participantes.

A diretora da Escola da comunidade, Raimunda Pereira da Silva, falou sobre a ação.

“É de suma importância recebermos a ação social do Cras na comunidade, haja vista que possibilita as famílias terem acesso a serviços e projetos da Assistência Social e a escola entra nessa parceria para que evite que nossas famílias saiam da comunidade até Santarém. Nós agradecemos a todos”, avaliou a diretora.

“Estamos avançando de forma significativa as ações de cidadania descentralizadas, facilitando o acesso da população aos serviços da assistência social. Essas ações se fortalecem devido a grande participação da comunidade que sempre atende aos nossos convites e recebe a nossa equipe de braços abertos. Neste momento essas ações tem como principal objetivo realizar as atualizações necessárias no CadUnico para que o benefício destes usuários não seja suspenso”, observou Sandra Santana,Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social. (Com informações d PMS)

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *